MG – Cemig é premiada por projeto social que leva energia segura a comunidades vulneráveis

by Amarildo Castro
A Cemig foi uma das vencedoras do 1º Prêmio Internacional Brasil – Portugal de Sustentabilidade 2025, na categoria Social, com o programa Energia Legal. A cerimônia de premiação ocorreu em 7 de outubro, em Belo Horizonte, e foi promovida pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais. A iniciativa reconhece projetos exemplares que promovem desenvolvimento sustentável e cooperação entre os dois países.

Lançado em 2023, o programa Energia Legal tem como objetivo regularizar o fornecimento de energia elétrica em comunidades que utilizam ligações clandestinas, promovendo acesso seguro, legal e digno à eletricidade, especialmente em áreas de vulnerabilidade social em Minas Gerais.

“O Energia Legal transcende o aspecto técnico, configurando-se como uma verdadeira missão social. O reconhecimento recebido reflete a sinergia e o comprometimento exemplar de todas as áreas envolvidas”, afirmou Fábio Sapucaia, gerente de recuperação de energia da Cemig.

Transformação social e inclusão energéticaMais do que garantir o fornecimento de energia, o programa promove inclusão social, segurança e desenvolvimento sustentável. Entre as principais ações estão:

Instalação de redes elétricas modernas e seguras;Doação e instalação de padrões de energia para famílias inscritas no CadÚnico;Substituição de lâmpadas ineficientes por modelos econômicos;Inclusão na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), com isenção para consumos de até 80 kWh/mês;Atendimento a residências, comércios, indústrias e serviços públicos;Educação sobre uso consciente da energia e escuta ativa das comunidades.

Desde seu lançamento, o Energia Legal já realizou mais de 50 mil regularizações e tem como meta beneficiar cerca de 240 mil famílias, com investimento previsto de R$ 1 bilhão. Um dos exemplos mais expressivos é a ocupação Izidora, entre Belo Horizonte e Santa Luzia, que recebeu R$ 25 milhões em infraestrutura elétrica, beneficiando mais de 4.500 famílias.

Engajamento técnico e propósito social
Além disso, a companhia também atua dentro do projeto por meio de seu  Programa de Eficiência Energética, com ações voltadas à economia de energia e conscientização comunitária.

“Esse é um trabalho que une técnica e propósito. Estar presente nas comunidades, ouvir, dialogar e promover a sustentabilidade é parte essencial da nossa missão”, destacou Amanda Regina Mascarenhas Diniz, gerente de eficiência energética.“Contribuir com a melhoria da segurança da população e promover dignidade e cidadania reflete diretamente o nosso propósito: transformar vidas com nossa energia”, completou Saad do Carmo Pereira Habib, engenheiro do sistema elétrico da Distribuição.

O reconhecimento reforça o compromisso da Cemig com a inovação social, a sustentabilidade e o desenvolvimento de Minas Gerais.
Bigode

Postagens relacionadas

Deixe um comentário