Com sua forte tradição comunitária, a região se reafirma como protagonista no cenário do DF. O expressivo número de alistamentos demonstra a confiança e a vontade dos jovens da região em contribuir com a defesa e o fortalecimento do país.
O alistamento militar, símbolo de civismo e respeito à Pátria, mobilizou milhares de jovens em Ceilândia ao longo de 2025. A cidade, reconhecida como a maior do Distrito Federal, recebeu um total de 4.366 inscrições no período de 1º de janeiro a 30 de junho, sendo 3.982 do público masculino e 384 do feminino, que pela primeira vez participa oficialmente do processo.
A abertura às jovens brasileiras da classe de 2007, que completam 18 anos neste ano, foi um marco histórico. Atualmente, elas estão sendo convocadas para a Seleção Geral, na Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas (CSPFA), no Setor Militar Urbano, em Brasília. A previsão é que, no dia 1º de março de 2025, 182 jovens sejam incorporadas como soldados, com direitos e deveres idênticos aos do público masculino.
Orgulho e compromisso com a Nação
A chefe da Junta Militar de Ceilândia, Rosenildes Sousa dos Santos, destaca que o processo vai muito além de uma formalidade burocrática: A JSM 262 de Ceilândia atende cidadãos que sonham em ingressar nas Forças Armadas, bem como orienta aqueles que foram dispensados do serviço militar obrigatório. Para melhor atender esses jovens, contamos com uma equipe preparada para oferecer todo o encaminhamento necessário em cada situação”, explicou Rosenildes.
Entre os jovens que deram o juramento à bandeira, está Francisco das Chagas, 18 anos, morador do Setor O. Ele resume o sentimento de muitos companheiros. “Fazer parte desse momento é uma honra. O alistamento é símbolo de respeito à Nação e de compromisso com os valores que carregamos como brasileiros. Mesmo dispensado quero estudar, prestar concurso e entrar para as forças armadas”, disse esperançoso.

O administrador de Ceilândia, Dilson Resende, ressaltou a importância de apoiar os jovens. “A intensa procura pelo alistamento em Ceilândia evidencia o compromisso dos jovens com a Pátria. Nossa administração está orgulhosa de apoiar e orientar cada um nesse processo, garantindo que todos tenham a oportunidade de cumprir seu dever com responsabilidade e dedicação”, enfatizou o administrador.
Como funciona o processo – O alistamento é gratuito e deve ser realizado no ano em que o jovem completa 18 anos. O prazo vai de 1º de janeiro a 30 de junho, podendo ser feito presencialmente em qualquer Junta de Serviço Militar ou pelo portal alistamento.eb.mil.br.
Após esse período, de 1º de julho a 31 de dezembro, o procedimento só pode ser feito de forma presencial, com cobrança de multa. Até o ato de incorporação, as atividades são consideradas voluntárias. A partir da posse oficial, o serviço torna-se obrigatório, com os mesmos direitos e responsabilidades previstos em lei.
Entre as principais dúvidas levantadas pelos jovens, a Junta Militar esclarece:
• Incorporação feminina: apenas uma parte das alistadas será selecionada, assim como ocorre com os homens.
• Equipe médica: a inspeção de saúde das jovens é realizada por profissionais do segmento feminino.
• Remuneração: os soldados recebem o equivalente a um salário mínimo, incluindo soldo, gratificações e auxílio transporte.
• Direitos e deveres: o serviço militar oferece assistência médica e odontológica, além de instrução igualitária entre homens e mulheres.