Cidade de Goiás recebe “Chapeuzinho Esfarrapado” 

by Amarildo Castro

Inspirada no jogo dos sete erros e repleta de brasilidade, a peça apresenta a trajetória de Conceição, que encontra novas formas de resistir ao astuto vilão Trácado. Com entrada gratuita, a peça será apresentada nesta sexta-feira (19/09), às 14h e sábado (20/09), às 16h, no Cine Teatro São Joaquim

A peça “Chapeuzinho Esfarrapado” mostra a jornada da protagonista, em busca de uma melhor versão de si mesma. O texto do espetáculo é uma criação da dramaturga Marcia Zanelatto, a direção é de Camila de Sant’Anna e Lidia Olinto. Em cena, os atores Silvia Paes e Mattoso Ribeiro conduzem o público por uma narrativa divertida, poética e cheia de elementos da nossa cultura, que encanta crianças e adultos.

O projeto de circulação em Goiás está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e a ida para a Cidade de Goiás conta com o apoio do Instituto Biapó. De acordo com a atriz que interpreta Conceição, Silvia Paes, o espetáculo impactou de forma positiva o público de Goiânia, portanto, acredita que não será diferente na Cidade de Goiás. “A expectativa é a melhor possível. Temos muitas “Conceições” nesse mundo”, enfatiza.

Conceição é uma personagem repleta de nuances, que está em busca de crescimento pessoal. Essa jornada é compartilhada com o público através de confidências que ela vai fazendo enquanto cozinha. Ela conta de onde veio, como surgiu o nome “Conceição” e de como gosta de fazer receitas deliciosas em sua cozinha mágica. A interação e identificação com o público é imediata.

“Sem dúvidas, como atriz, é uma troca deliciosa. Ver os olhinhos das crianças brilhando e como elas interagem com o espetáculo é muito satisfatório. Conseguimos estabelecer uma relação na qual elas também fazem parte dessa jornada”, explica Silvia Paes.

Teatro do Oprimido

A atriz Silvia Paes é especialista no método Teatro do Oprimido, criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, indicado ao prêmio Nobel da Paz, em 2008. Ela conta como esse método, que utiliza da linguagem teatral para dialogar com os conflitos sociais e a estrutura de poder, pode ser percebido também na peça.

“Sou Curinga do TO há 19 anos. Dividir com a plateia esse processo de entendimento, de aperfeiçoamento, é o que essa técnica teatral propõe. O resultado é incrível, pois o público torce por ela e se vê nela”, destaca a atriz.

Em “Chapeuzinho Esfarrapado” existem dois personagens chaves: um opressor e um oprimido. Conceição é oprimida, enquanto, a opressão vem  do personagem interpretado pelo ator Mattoso Ribeiro. Conceição luta muito e no final consegue enfrentar o Trácado dando a volta por cima, ciente de quem se tornou durante as cenas propostas.

Serviço

Assunto: Circulação – “Chapeuzinho Esfarrapado” 

Quando: sexta-feira (19/09) às 14h e sábado (20/09) às 16h

Onde: Cine Teatro São Joaquim (R. Moretti Foggia – Cidade de Goiás, GO) 

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Mais informações: @chapeuzinho.esfarrapado

Entrada gratuita! 

***********

FOTOS:https://drive.google.com/drive/folders/1hI04k-cCXjwE-nwIxUlgOYEjxT6gtisD?usp=sharing

Postagens relacionadas

Deixe um comentário