- Locais mal podem comportar a passagem de alguns veículos, que a depender do tamanho, podem não conseguir acessar a cidade pela ‘porta’ de entrada principal
POR AMARILDO CASTRO
Entra anos, sai anos, e a entrada principal da Cidade Ocidental, no Entorno Sul do Distrito Federal e uma das cidades mais conhecidas da região metropolitana, continua carecendo de uma solução e modernização.
Recentemente, de uma forma despretenciosa, a reportagem do Blog do Amarildo mostrou a demanda, que por sua vez (o vídeo), demonstrou que o tema interessa a milhares de moradores da Cidade Ocidental e também para quem visita a cidade.
Conhecida pelos moradores como ‘Buraco do Tatu’, a saída da Cidade Ocidental é praticamente um improviso sob a linha férrea, solução que já dura décadas. Não há espaço para passagem de pedestres ou ciclistas

O vídeo, gravado e na última quinta-feira, dia 16 de outubro e postado no Instagram do Blog do Amarildo, alcançando sete mil pessoas (sem impulcionar), e resultou em 53 comentários dos mais variados tipos de público. Maioria, elogiando pela inciativa da reportagem em mostrar a demanda.
“Quem vai e volta do trabalho e passa por aí a pé, espreme para não ser atropelado. Quando pedalo e passo por aí tem motorista que não respeita a distância mínima. Aí seria necessário uma passarela”, comentou @williansilva.
“A BR 040 é bem movimentada, quem anda pelo Brasil e passa perto dessa entrada não sabe onde fica a Cidade Ocidental”, postou @edmilson.mendes.
Na prática, entre vários comentários que foram postados, e o que de fato chamou atenção foi a falta de uma política entre as prefeituras, em especial o Executivo da Cidade Ocidental, que deveria ser o mais interessado no tema, não demonstraram nos últimos anos nenhum projeto de melhoria para a entrada. A entrada da cidade está tão ultrapassada que não há sequer um letreiro mostrando que por ali, o motorista está entrando na cidade.
Além de ser uma entrada sem um bom projeto de engenharia, no local não tem uma passagem para pedestre, e algumas pessoas preferem subir uma rampa de terra e passar sobre a linha férrea. O local é marcado exatamente por essa linha férrea, e a entrada da Cidade Ocidental, assim como a saída foram feitas sob essa linha férrea.
O local na verdade é uma espécie de ‘entroncamento das poligonais de Valparaíso e Luziânia-GO, e no caso, Cidade Ocidental está pouco à frente da tal entrada, cerca de um quilômetro, mas que interessa mesmo é à Cidade Ocidental, pois trata-se da entrada principal da cidade.
A última melhoria que a entrada da Cidade Ocidental recebeu foi ainda no início dos anos 2000, quando o então prefeito Plínio Araújo aumentou a altura da entrada para facilitar passagem de caminhões. Ele também duplicou a avenida principal da entrada da cidade.
Alguns leitores sugeriram uma parceria entre as cidades para modernizar o local. Mas ultimamente, a não há divulgação qualquer projeto por parte da Cidade Ocidental, administrada por Luiz Gonzaga Filho, o Lulinha, para que a entrada principal da cidade possa ser modernizada.
Exemplos dos vizinhos
Enquanto isso, Novo Gama e Luziânia fizeram imponentes portais de entrada na chegada das respectivas cidades. No Novo Gama, apesar de algumas críticas devido ao valor, o prefeito Carlinhos Mangão não pensou duas vezes em construir uma das entradas mais bonitas e modernas entre todas as cidades do Entorno-DF.
 
								 
								