CIDADE OCIDENTAL – Devido ao abandono, moradores cobram da prefeitura, manutenção do Lago Jacob

by Amarildo Castro
  • Espelho d`água, que fica no centro da cidade e conhecido pela sua beleza natural não vem recebendo os devidos cuidados da prefeitura local, segundo frequentadores

POR AMARILDO CASTRO

Um dos principais pontos turísticos da Região Metropolitana Sul do Distrito Federal, o Lago Jacob, na Cidade Ocidental, vai fechar o ano de 2025 com lixeiras quebradas, acúmulo de lixo e também falta de segurança, já que por ali, a Guarda Municipal, que antes estava sempre presente, praticamente não atua mais. Em uma breve visita ao local na tarde da última terça-feira, dia 23 de dezembro, moradores foram unânimes em dizer que o local, apesar de sua importância para a cidade, precisa e muito de melhorias, que não estão sendo feitas pela prefeitura local, sob o comando de Lulinha Viana.

As poucas lixeiras que existem no local, maioria está quebrada ou depredada

“É um local muito bonito, mas infelizmente está muito sujo, a gente percebe que não tem nenhuma fiscalização, não tem placas educativas, não tem lixeiras em várias partes e o lixo se acumula em várias partes, disse Simone Maia, que levou o filho Gabriel para visitar o local na última terça-feira, dia 23 de dezembro. Eles moram na Região Administrativa de Santa Maria, no DF, e como já morou em Cidade Ocidental, com frequência, visita o local.

Simone Maia, com o filho Gabriel: “Precisam retirar o lixo e instalar novas lixeiras”

Já um grupo de três jovens do sexo feminino que estava sentado em um mesa de concreto na parte recreativa do Lago Jacob, reclamou da falta de segurança: “Moço, a gente não quer aparecer, não quer ser fotografadas, mas coloca aí, antes tinha um pouco mais de segurança, tinha a Guarda Municipal, agora não tem nada, a gente não vê polícia mais por aqui no geral”, citou uma das jovens. Ela ainda reclamou que em caso de chuva, não tem pra onde ir no local, e o jeito é se molhar.

O mirante do Labo Jacob: fechado e abandonado como única medida contra afogamentos no lago

Mortes por afogamentos

Outro ponto que chama atenção no Lago Jacob são as mortes por afogamentos, que chamam atenção desde 2022. Depois de algumas mortes nesse período, mais uma pessoa faleceu no espelho d`água há um mês. Antes, em 2024, após uma morte por afogamento, a prefeitura local desativou o mirante do lago, mas sequer instalou placas avisando sobre o risco, e desde então, a estrutura do mirante está enferrujada e serve apenas para tirar parte da beleza do Lago Jacob. No mais, não há registro de uma campanha no local para evitar novos afogamentos.

Um e-mail foi enviado para a assessoria da prefeitura local questionando essas demandas. O espaço fica aberto, caso o Executivo queira se manifestar.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário