- Atual mandatário, que foi eleito em outubro de 2024 com 21.444 votos, 63,87% dos votos válidos, apesar de boa aceitação na cidade e popularidade, ocupou cargo de prefeito de forma interina durante ausência do ex-prefeito Fábio Correa
POR AMARILDO CASTRO
O tabuleiro política em Cidade Ocidental para as eleições 2028 parece que começou faltando ainda três anos para o pleito. Isso porque o atual prefeito, Luiz Gonzaga Filho (Lulinha), que foi eleito com 63,87% dos votos válidos em 2024, poderia não concorrer devido ao tempo em que ocupou a cadeira de prefeito como interino de Fábio Correa no ano passado. Primeiro, ele ficou algumas semanas a pedido do próprio Fábio, e depois, com o afastamento do ex-prefeito por conta de um processo na Justiça por suspeita de desvio de dinheiro público, Lulinha se manteve no cargo mais uma vez por cerca de 30 dias, entre setembro e outubro.
O atual prefeito, Luiz Gonzaga Filho, que ocupou cargo de prefeito interino em duas oportunidades em 2024: poderia concorrer em 2028 ao mesmo cargo?

A Lei Eleitoral é clara, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vice-prefeito que fica no cargo por mais de 30 dias como interino, só pode concorrer à eleição seguinte, não podendo participar da reeleição.
Com essa dúvida, a carta na manga é o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Divino, que vem se destacando dia a dia na cidade. Isso porque o próprio Fábio Correa, por conta do processo na Justiça correndo, poderia também ter problemas para disputar o cargo de prefeito em 2028. Aí, se nem Lulinha e nem Fábio Correa puder disputar, seria a vez de Zé Divino, dizem os gurus da política local.
Se o prognóstico se concretizar, Lulinha corre o risco de ser prefeito de um mandato só, pois só poderia concorrer novamente em 2032.
Lulinha como prefeito interino em 2024: tempo que ficou no cargo dessa forma pode impedi-lo de concorrer à reeleição

Por horas ainda nada é certo, mas essa é a primeira parcial das eleições 2028 para a Cidade Ocidental. Será que muda? O Blog do Amarildo continuará acompanhando todos os passos da política na Região Metropolitana Sul, e na Cidade Ocidental, não é diferente.