CLDF – Blocos tradicionais e lideranças prestigiam a homenagem aos 40 anos do Axé Music

by Amarildo Castro
  • Além de representantes do segmento em Brasília, sessão solene, que foi comandada pelo deputado Fábio Felix, recebeu ainda a parlamentar Erika Kokay; o radialista Toninho Pop; Marcelo Piano; Cacá Silva, da ASMAP DF; Paulinho, do Trem das Cores, entre outras lideranças do Axé Music no DF

Foi um sucesso a sessão solene, comandada pelo deputado Fábio Felix para homenagear os 40 anos da Axé Music no Distrito Federal. O evento, que teve ainda o apoio Associação de Músicos e Artistas Populares do DF (ASMAP DF), foi realizado na noite da última segunda-feira 30 de junho no plenário da Câmara Legislativa, onde diversos representantes do segmento musical marcaram presença.

Na oportunidade, destaque para a homenagem aos Blocos Tradicionais do DF, a Baratona, o Asé Dudu e Bloco dos Raparigueiros.

“Esse foi um evento que contemplou não somente o Axé Music em si, mas toda uma cadeia de profissionais, entre músicos, produtores culturais, donos de trios elétricos, blocos carnavalescos, lideranças locais no segmento, todo esse pessoal foi contemplado com essa homenagem, foi muito importante para todos”, disse Cacá Silva, presidente da ASMAP DF, que ajudou na organização do evento.

Jean Costa, com Cacá Silva e Zanata, durante entrega das homenagens ao Axé Music no Plenário da CLDF

“Esse evento nos alegra bastante, é o reconhecimento de um estilo musical que mais traz alegria para o povo brasileiro, por isso, é uma inciativa que merece ser elogiada”, disse Jean Costa, um dos fundadores do Bloco dos Raparigueiros.

Sessão foi comandada pelo deputado Fábio Felix

Fábio Felix, o autor da proposição, justificou a homenagem aos 40 anos da Axé Music devido à “relevância histórica, cultural, social e econômica desse movimento musical para o Brasil e o DF”.

“A Axé Music é uma das expressões mais significativas da cultura brasileira. O movimento também desempenha papel fundamental na valorização da cultura afro-brasileira e na projeção internacional da música baiana, além de influenciar positivamente a economia criativa, o turismo e a indústria do entretenimento”, argumentou Fábio Felix.

No DF, a Axé Music encontrou um público fiel e uma cena consolidada, com eventos marcantes como a Micarecandanga e o Festival Micarê, que atraem grandes nomes do gênero e fomentam a economia local. 

O deputado Fábio Felix, em foto da Agência CLDF: propositor da sessão ao Axé Music

Plenário da Câmara Legislativa do DF durante sessão ordinária. Debates políticos sobre o Distrito Federal. Carlos Gandra/Agência CLDF

“O envolvimento de mais de 500 profissionais do setor, entre músicos, produtores e empresários, evidencia o impacto do movimento na geração de emprego, renda e no fortalecimento da cultura regional. O reconhecimento de artistas como Durval Lelys, que recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, reforça a forte ligação da cidade com a Axé Music”, destaca o distrital.

Segundo o deputado, a importância cultural da Axé Music foi reconhecida pela Lei nº 14.845/2024, que oficializou blocos e bandas carnavalescas como manifestações culturais nacionais, garantindo-lhes proteção e direito à realização de eventos.

Além disso, tramita no Congresso o projeto de lei nº 4.187/2024, que institui o Dia Nacional da Axé Music, já aprovado na Câmara dos Deputados.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário