Cobrança de estacionamento na Rodoviária do Plano Piloto começa domingo, dia 6 de julho, de forma gradual

by Amarildo Castro
Os usuários contarão com pacotes por hora, dia e mês; todos os veículos estacionados terão segurança

A partir do próximo dia 06 de julho, terá início a cobrança de estacionamento na Rodoviária do Plano Piloto. A medida abrange as 2.902 vagas localizadas nas áreas ao redor das plataformas superiores e inferiores do Conjunto Nacional e do Conic.

A implantação das cobranças será feita de modo gradual, por setor, iniciando, neste domingo, pelas vagas próximas ao Conic e na plataforma superior (voltadas para o Setor de Diversões Sul) no valor de R$ 7 reais por hora. Os pagamentos poderão ser realizados na plataforma superior, diretamente nos terminais de autoatendimento, que recebem no débito, crédito e PIX. Os pagamentos no crédito também podem ser feitos pelo aplicativo do Atlas Park.

Desde 1º de junho, a Rodoviária está sob gestão da Concessionária Catedral e passa por um processo de modernização com foco na organização e melhoria dos serviços oferecidos aos mais de 700 mil usuários que circulam diariamente pelo terminal. Embora o contrato de concessão firmado com o Governo do Distrito Federal permita o início imediato da cobrança já no primeiro dia de operação, a Concessionária optou por postergar uma medida para garantir uma comunicação clara com os usuários e evitar qualquer surpresa. A decisão reforça o compromisso com uma transição gradual e transparente, com foco na boa experiência dos passageiros.


Os valores foram definidos com base em critérios técnicos e observação dos padrões praticados na região central. As tarifas por hora variam de acordo com a localização:
• R$ 12/hora – vagas na área posterior à Rodoviária, próximo ao Conjunto Nacional.• R$ 7/hora – vagas próximas ao Conic e na plataforma superior (voltadas para o Setor de Diversões Sul).

Além da cobrança por hora, há opções de diárias e planos para mensalistas. Todos os veículos estacionados nas áreas são responsáveis pela entrega de itens cobertos por seguro.A cobrança será feita por meio de sistema automatizado, e os usuários serão orientados nos primeiros dias da operação. A instrução reforça que o início da cobrança será comunicado amplamente no local, com a instalação de sinalização adequada e equipe treinada para atendimento ao público.

Acesso de pedestres e ciclistas
Para garantir que a população continue utilizando o espaço de passagem entre áreas centrais da cidade, a Concessionária fará ajustes que promovam maior segurança aos pedestres. A Catedral também está em diálogo com a ONG Rodas da Paz para melhorar o acesso dos ciclistas ao terminal, com vistas à instalação de equipamentos adequados e estrutura segura.

Rodoviária em transformação
No dia 01/07, a Rodoviária ganhou 50 novas telas digitais instaladas em suas plataformas e áreas de circulação. A iniciativa integra o plano de modernização da rodovia e tem como objetivo oferecer mais praticidade, conectividade e conforto aos cerca de 700 mil usuários que circulam diariamente pelo local.

As telas exibem, em tempo real, horários e trajetos dos ônibus, notícias locais, campanhas de utilidade pública e conteúdos publicitários. Integradas ao sistema da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), que monitora a frota por satélite, as telas também diminuíram para a organização do fluxo de passageiros e reduziram a percepção do tempo de espera.

Foram instaladas 47 telas de 1,5 x 3 metros nos pilares da rodovia, três painéis de 5,12 x 2,88 metros nas escadas e quatro totens duplos em pontos estratégicos. Outras 20 unidades já estão autorizadas e serão instaladas em breve, totalizando 70 telas.

Desde o início da concessão, o terminal vem passando por um processo de modernização, com foco em acessibilidade, segurança, inclusão e qualidade na experiência. Logo no primeiro dia de operação, as 12 escadas rolantes do terminal foram colocadas em funcionamento, algo que não ocorria há décadas. Os equipamentos agora operam em regime especial, com desligamentos programados fora dos horários de pico para garantir maior durabilidade e pleno desempenho.

Para garantir o funcionamento contínuo, foi implantada, pela primeira vez, uma equipe permanente de manutenção preventiva, com profissionais participantes diariamente no local e peças de reposição em estoque. E para melhorar o atendimento ao público, a Catedral contratou fiscais de plataforma, identificada por coletes, que estão posicionados estrategicamente para orientar e auxiliar os passageiros.

Resumo das principais ações no primeiro mês de operação:
* Implantação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), com 62 câmeras e reconhecimento facial;
* Contratação de fiscais de plataforma com coletes, que orientam os passageiros e auxiliam pessoas com dificuldade de locomoção;
* Funcionamento das 12 escadas rolantes com equipe permanente de manutenção preventiva;* Reforma de dois elevadores (os demais passos em processo de modernização);
* Inauguração da primeira sala multissensorial da rodoviária, voltada para pessoas com TEA;
* Ações intensivas de zeladoria: lavagem de piso, teto, paredes e manutenção constante dos banheiros;
* Relacionamento direto com os lojistas, com proposta de padronização das lojas, apoio técnico e incentivo à ampliação dos horários de funcionamento;* Projetos para novos terminais do BRT em análise junto aos órgãos de patrimônio do DF.
* Instalação de novas telas com informações em tempo real.

RZK CONCESSÕES – Assessoria de Imprensa (VFR Comunicação)

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