Foto aérea de Graciliano Cândido
- Cidade cresce a passos largos, é privilegiada pela pouca distância do Plano Piloto, no DF, tem comércio forte e assim, vai se destacando a cada dia
POR AMARILDO CASTRO
Nos últimos dez anos, a chamada Região Metropolitana Sul do Distrito Federal deu um salto gigantesco no crescimento populacional. Hoje juntas, as cidades de Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e Luziânia, ambas em Goiás, já representam uma espécie de oásis para as construtora que atuam para a chamada economia emergente, com imóveis voltados para trabalhadores, além de uma população que aumenta em linha vertical. Juntas essas quatro cidade já somam mais de 600 mil habitantes, segundo senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.
Comércio em frente à BR 040: movimentação é grande na cidade qualquer dia da semana

No entanto, pela proximidade com o DF, pela situação geográfica no geral, Valparaíso de Goiás vem apresentando um crescimento gigantesco em quase todas as vertentes, e fica acima das demais. A cidade teve um aumento de quase 50% no número de habitantes nos últimos dez anos, e vai continuar assim.
O Blog do Amarildo apurou que maioria dos terrenos vazios que ainda restam, em especial aquelas áreas que ficam próximas à linha férrea, na direção à Brasília, que antigamente eram chácaras ou pequenas propriedades, estão todos vendidos para as construtores, assim como boa parte do bairro Pacaembu, Parque Marajó entre outros. No Pacaembu, a própria prefeitura local vai lançar em breve um empreendimento a custo zero com 450 casas.
Para quem acha que a cidade já está inchada demais, esperam um população de pelo menos mais 70 mil pessoas nos próximos dez anos novamente, ou bem mais que isso. Junta-se a isso o crescimento da RA de Santa Maria, no DF, vizinha da cidade. Já tem inclusive um novo ‘Total Ville’ a caminho, ali depois do viaduto da saída para o DF, atrás do chamado Centro de Distribuição Amazon. Esse novo Total Ville poderia comportar até 100 mil pessoas.
Na prática, esse crescimento já requer e vai requerer muito mais dos gestores. É muita gente que chega à cidade todos os meses. As demandas são também gigantescas.
Vale lembrar que em outra vertente, na saída para Pirenópolis, Águas Lindas também cresce de forma ‘espantosa’, sendo a talvez a única cidade que ‘concorre’ com Valparaíso no crescimento habitacional.