Com perda de cargo de Gilvan para Rollemberg na Câmara, Ibaneis será o principal ‘padrinho’ do Guará, garante Artur

  • Saída do parlamentar da Câmara dos Deputados, que perdeu o cargo para Rodrigo Rollemberg após julgamento do STF sobre ‘sobras eleitorais’, administrador local acredita que maioria dos recursos para a cidade virão diretamente do GDF

POR AMARILDO CASTRO

Continua ‘rendendo’ nos bastidores sobre a perda do mandato do deputado Gilvan Maximo (Republicanos), que após julgamento em definitivo do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as chamadas ‘sobras eleitorais’, concluiu na última quinta-feira que sete deputados federais terão que ser substituídos por outros colegas. O que na prática, significa que esses sete parlamentares vão perder o mandato em breve, e entre eles, o principal ‘padrinho político’ do Guará, o próprio Gilvan.

Na linguagem comum, para entendimento, Roollemberg teve nas eleições de 2022 51.092 votos, enquanto Gilvan teve 20.923, mas por questões partidárias, Gilvan acabou ficando com a vaga. Mas agora o caso foi revertido nesse julgamento do STF.

No caso do julgamento, prevaleceu a tese de que as regras valem a partir de 2022, o que significa que sete deputados vão perder o mandato. No lugar de Gilvan, vai entrar o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que na prática, dificilmente vai abraçar a causa do Guará, como fez Gilvan.

O deputado federal Gilvan Maximo, em foto abaixo durante desfile cívico-militar no Guará em 2024: principal padrinho da cidade terá que deixar cargo a mando do STF

Artur tranquiliza comunidade

Em breve depoimento ao Blog do Amarildo, Artur Nogueira, administrador do Guará, que pela proximidade com o governador Ibaneis Rocha deve continuar como chefe do Executivo local, afirmou que o Guará em termos de emendas parlamentares (diretamente perde), mas isso não afeta a cidade, porque os recursos no geral continuarão vindo diretamente do GDF, e claro, também não dispensa emendas de outros parlamentares.

Indicado à Administração do Guará em 2022 por Gilvan Maximo e pelo próprio governador Ibaneis Rocha, Artur (foto abaixo) continuará no cargo na Administração do Guará

“Vou executar qualquer emenda de qualquer deputado que queira ajudar a cidade, é minha função, mas deixo claro que o nosso governador continuará nos ajudando diretamente”, citou.

Embora não tenha uma data para a posse de Rollemberg na Câmara, na prática, isso deve ocorrer por volta do meio do ano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*