Com mil empregos diretos, Centro de Distribuição da Amazon é inaugurado na Saída Sul

by Amarildo Castro

A inauguração do novo Centro de Distribuição da Amazon no Distrito Federal reforça a posição da capital como polo estratégico de logística no país | Foto: Gabriel Caldeira/Agência Brasília

  • Nova unidade terá capacidade para 135 mil pacotes diários, vai gerar mais de mil empregos diretos e reforçar a vocação de Brasília como polo logístico nacional. Evento realizado nesta quarta-feira, dia 1 para inauguração conta com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha e sua vice, Celina Leão

Ian Ferraz e Karol Ribeiro, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo (com adaptações/Blog do Amarildo)

Uma das lojas mais aguardadas na chamada Saída Sul do Distrito Federal, o Centro de Distribuição da Amazon, que fica na Região Administrativa de Santa Maria, ao lado da BR 040 foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, dia 1 de outubro. O evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha participou, de sua vice, Celina Leão e várias autoridades locais. Na prática, a unidade que reforça a posição da capital como polo estratégico de logística no país e amplia as oportunidades para pequenos e médios empreendedores do comércio de eletrônicos. 

O governador do DF, Ibaneis Rocha, que marou presença na inauguração: foto com os funcionários

O centro, chamado de XBS1 ocupa 67 mil m² e tem capacidade para processar até 135 mil pacotes por dia, acelerando os prazos de entrega e ampliando a eficiência logística da região. A nova instalação se soma a outro centro já existente e às três estações de entrega operadas pela empresa norte-americana no DF, resultado de investimentos de R$ 460,7 milhões na última década.

“Só neste centro de distribuição serão 1.400 empregos diretos, um momento de grande satisfação para todos nós. A capital cumpre o papel de integrar o Brasil, na mesma linha de Juscelino Kubitschek, que trouxe para Brasília o centro do país. Com esta nova operação, as empresas do Distrito Federal poderão colocar seus produtos aqui e vender para o Brasil e para o mundo”, destacou Ibaneis Rocha, durante a inauguração do espaço.

Referência para o país

A visita também destacou a estratégia deste GDF de consolidar Brasília como centro logístico nacional, aproveitando localização estratégica, infraestrutura aeroportuária — sendo a única no país com duas pistas em operação simultânea —, malha rodoviária integrada ao Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mão de obra capacitada e incentivos fiscais. 

Para Thales Mendes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), o novo centro reforça a integração com os empresários da cidade. “Eles poderão colocar seus produtos neste armazém e distribuí-los para o Brasil inteiro, utilizando uma plataforma de marketplace de relevância nacional e internacional. Brasília tem vocação logística por estar no centro do país, o que facilita a distribuição e fortalece a competitividade das nossas empresas”, afirmou. 

A nova unidade ocupa 67 mil m² e tem capacidade para processar até 135 mil pacotes por dia, acelerando os prazos de entrega | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O diretor de Operações da Amazon Brasil, Ricardo Pagani, ressaltou a importância da expansão dos negócios na capital. “O Distrito Federal é estratégico para a Amazon. Começamos em 2017 com uma operação pequena, mas a demanda cresceu tanto que este novo centro, quase seis vezes maior, se tornou necessário. Ele vai ampliar a conveniência para os clientes — que em breve poderão receber produtos até em poucas horas — e abrir oportunidades para pequenos e médios negócios locais venderem com o selo Prime, aumentando competitividade e alcance”, destacou. 

A Amazon mantém atualmente mais de 200 polos logísticos no país, apoia mais de 100 mil vendedores parceiros e distribui mais de 150 milhões de produtos em 50 categorias, oferecendo entregas rápidas e seguras em todo o território nacional.

Para Fernando Alves, diretor de operações da empresa de logística Ceva, a participação no novo centro é estratégica para o crescimento do Distrito Federal. “Temos capilaridade em transporte aéreo, marítimo e terrestre, o que nos permite apoiar tanto grandes empresas quanto negócios em expansão. Essa estrutura nos dá força para contribuir com o desenvolvimento logístico da região e fortalecer o ecossistema empresarial local.”

Em visita anterior à Amazon, em 2022, o governador já havia ressaltado a importância do DF para operadores logísticos e elogiado o nível de tecnologia e organização da empresa. Com essa nova operação, a expectativa é agilizar a e

Postagens relacionadas

Deixe um comentário