POR AMARILDO CASTRO
O tema é sensível, mas na condição de mídia que busca contribuir para o bem-estar da sociedade as comunidades onde atua, o Blog do Amarildo não pode deixar de relatar sobre o aumento do risco de um colapso na chamada ‘Cratera de Valparaíso’, que fica às margens da BR 040, na altura do Brasil Center Shopping. A grande erosão existe no local há ´pelo menos 15 anos, e por ficar em uma área particular, a situação é delicada a cada tentativa de solução.

Enquanto essa solução não chega, após relatos de moradores sobre uma queimada no local que teria contribuído para um aumento repentino de pelo menos dois metros na extensão da erosão, na tarde deste sábado, dia 31, a reportagem esteve no local e foi possível constatar que de fato, parte do terreno voltou a ceder após uma breve estabilização. Logo ao lado, uma vala que foi aberta por uma empresa particular também começa a se formar uma nova erosão, como se fosse ‘filha’ do buraco mais antigo.
Assim, essa questão da erosão da BR 040, em Valparaíso, já ilustra como um dos desafios para a próxima gestão, que tomará posse logo no início do mês de janeiro de 2025.

O local afetado pela erosão fica ao lado do Shopping Brasil Center, e está a cerca 40 metros da BR 040, na altura do bairro Jardim Oriente (no sentido Valparaíso-Brasília), já tem cerca de 30 metros de altura e já devastou uma imensidão de área verde, que antes era Cerrado.

Tentativa de solução
Em um levantamento feito pelo Blog do Amarildo há pouco mais de dois anos, mostrou que a prefeitura busca há algum tempo uma solução para o problema. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi feito em 2022 com os donos do terreno para que a área fosse recuperada, mas o acordo não foi cumprido e essa documentação teria sido enviada ao Ministério Público de Goiás, que, segundo ele, avalia fazer até mesmo uma licitação da área, e com o dinheiro arrecadado, o próprio poder público poderia então recuperar o local, devolvendo aos proprietários o restante dos recursos caso a obra seja mais barata do que a própria arrecadação com a licitação.

Desde então, não há mais informações sobre a real situação do problema, que mais cedo ou mais tarde, pode atingir em cheio a BR 040, pista que recebe mais de 50 mil veículos diariamente.

