Comissão de Direitos Humanos destaca atuação do Desembargador Paulo Alcantara no combate ao tráfico de pessoas

by Amarildo Castro

Magistrado detalha atuação do Judiciário em caso de tráfico internacional de pessoas e destaca a importância da articulação entre os poderes no combate a violações de direitos humanos

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal recebeu, nesta segunda-feira (09), o Desembargador Paulo Alcantara, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), para um depoimento marcante durante audiência pública sobre tráfico de pessoas e crimes transnacionais.

Coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GTETP-PE), Alcantara compartilhou a história recente do resgate de uma jovem brasileira de 22 anos, que estava sendo traficada para o exterior. O relato emocionou os presentes e evidenciou a gravidade e a complexidade do enfrentamento a esse tipo de crime.

“Ela teve uma proposta de venda e ia ser negociada. A informação chegou enquanto eu estava em voo. Pensei que ela não sobreviveria. Mas, graças à ação conjunta entre instituições parceiras e o apoio do Ministério das Relações Exteriores, conseguimos garantir seu retorno ao Brasil. Hoje, ela está em segurança”, afirmou o magistrado.

Com mais de três décadas de atuação na Justiça do Trabalho, Paulo Alcantara destacou a importância da atuação silenciosa e efetiva dos profissionais envolvidos nesse tipo de missão: “Nós trabalhamos nas sombras. Não buscamos visibilidade, buscamos resultados. A neutralidade não é mais uma opção. Ou escolhemos os direitos humanos, ou a barbárie”.

O Desembargador também apresentou iniciativas de educação popular promovidas pelo GTETP-PE, como a publicação de um cordel que narra a história da escravidão e do tráfico humano ao longo dos séculos, aliado a um guia informativo sobre prevenção e identificação de vítimas. O material será distribuído em escolas, CRAS, CREAS e instituições de apoio, além de ser transformado em e-book e peça teatral educativa.

A audiência integra o ciclo de debates promovido pela CDH sobre crimes transnacionais e defesa de grupos vulneráveis. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Comissão e uma das autoras do requerimento para realização do debate, destacou a relevância do depoimento: “Histórias como essa nos mostram que o tráfico de pessoas é uma realidade brutal e urgente. O Senado Federal precisa continuar mobilizando esforços para proteger vidas e fortalecer a rede de enfrentamento.”

📷

 Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Postagens relacionadas

Deixe um comentário