DF – Campanha arrecada absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade

by Amarildo Castro
  • Mais de 270 mil vivem em situação de pobreza menstrual na região. As doações podem ser entregues até dia 24/09

No Distrito Federal, mais de 270 mil mulheres vivem em situação de pobreza menstrual, o que representa 17,3% da população feminina da região, segundo dados da Secretaria de Saúde. A falta de absorventes pode levar a problemas de saúde física, como alergias e infecções, e até mesmo doenças mentais, como perda da autoestima e depressão. Para apoiar pessoas que menstruam e que vivem em situação de vulnerabilidade, estudantes do Colégio Marista Asa Norte acaba de reeditar uma campanha de arrecadação de absorventes, o “Projeto Ciclos”. As doações podem ser entregues até o dia 24 de setembro na recepção da escola, localizada na 702 Norte.

Quem quiser ajudar pode levar absorventes de todos os tamanhos, preferencialmente com abas, desde novos e lacrados. Toda a arrecadação será doada para o Lar de São José, em Taguatinga, que atende meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A falta de acesso a produtos de higiene adequados pode comprometer a saúde, a dignidade e a participação das pessoas que menstruam na sociedade. Precisamos naturalizar a menstruação sem preconceitos e lutar para que todas as meninas e mulheres tenham acesso a produtos de higiene pessoal”, diz Maria Luisa Mesquita, estudante do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Norte e voluntária no Projeto Ciclos.

“Todos os meses, várias mulheres passam por um processo natural que demanda cuidado e produtos específicos para poderem continuar com a rotina de forma habitual e com higiene. Contudo, nem todas possuem condições de acesso aos absorventes e é muito gratificante perceber que estudantes maristas estão atentos às necessidades de pessoas menos favorecidas, assim como fez nosso fundador São Marcelino Champagnat. É este tipo de fruto que geramos com a educação marista: pessoas academicamente competentes para fazer leituras de cenários e humanamente preparadas para usarem seus conhecimentos na construção de um mundo melhor. Convidamos a toda comunidade do Distrito Federal  para que participe da campanha e nos ajude a fazer uma grande arrecadação para quem mais precisa”, diz Luiz Gustavo Mendes, diretor do Colégio Marista Asa Norte.

Serviço – Projeto Ciclos – Campanha de arrecadação de absorventes

Data: até o dia 24 de setembro

Onde: recepção do Colégio Marista Asa Norte na 702 Norte

O que doar: absorventes de todos os tamanhos, preferencialmente com abas

Postagens relacionadas

Deixe um comentário