DF – Parque Urbano do Setor O se consolida como espaço de lazer, segurança e convivência em Ceilândia

by Amarildo Castro
  • Com cercamento completo, novos acessos e iluminação de LED, área verde de 103 mil m² passa por melhorias contínuas e fortalece qualidade de vida da comunidade, além de contar com parcão, portaria com vigilância, banheiros e quadras esportivas

O Parque Urbano do Setor O vem se consolidando como um dos principais espaços de lazer, esporte e convivência da população de Ceilândia. A área verde, com cerca de 103 mil metros quadrados, recebeu uma série de melhorias estruturais, como cercamento em todo o perímetro, novos portões de acesso e modernização do sistema de iluminação com lâmpadas de LED, garantindo mais segurança, conforto e comodidade aos frequentadores.

As intervenções têm como objetivo preservar o parque e ampliar o uso do espaço pela comunidade, inclusive no período noturno. Atualmente, o local conta com 12 portões, sendo dois principais e dez acessos secundários, distribuídos estrategicamente para facilitar a entrada em todas as áreas, evitando longos deslocamentos dos usuários.

As melhorias fazem parte de um trabalho contínuo da Administração Regional para garantir que a população tenha um espaço adequado para lazer, prática esportiva e convivência social, destacou o chefe de gabinete da Administração Regional de Ceilândia, João Marcelo Ferreira de Souza. “Nosso compromisso é cuidar do parque todos os dias, aprimorando acessos, iluminação e equipamentos, sempre pensando no bem-estar da população. O parque é um patrimônio da comunidade e precisa estar cada vez mais acessível, seguro e acolhedor”, ressaltou João Marcelo.

Além da infraestrutura de acesso, o Parque Urbano do Setor O oferece uma ampla variedade de equipamentos públicos, como quadra de areia, campo sintético, playgrounds, duchas, parcão (área exclusiva para cães), mesas com bancos, banheiros, portaria e academia ao ar livre. O espaço é dividido em três zonas, planejadas para atender públicos diversos, incluindo crianças, jovens, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. As melhorias nos acessos internos também favorecem a circulação segura de pedestres e ciclistas.

Para os usuários, as mudanças já fazem diferença no dia a dia. “É muito bom ver melhorias assim no parque”, elogia Elisângela Rodrigues Feitosa, moradora do Setor O. “Eu e meus filhos frequentamos o espaço quase todos os dias, e agora ficou muito mais fácil entrar. Antes, a gente precisava dar a volta inteira no parque para acessar algumas áreas”, elogiou a moradora.

*Parcão*- Outro destaque é o parcão, espaço exclusivo destinado aos tutores de animais. Cercado pela administração, o local permite que os cães fiquem soltos, sem coleiras ou focinheiras, promovendo bem-estar animal e socialização entre os pets. “Esse espaço é essencial para quem tem cachorro. Dá mais liberdade e segurança para os animais e tranquilidade para nós, donos”, comenta o morador Carlos Henrique Silva, frequentador assíduo do parque.

Apesar dos avanços, a Administração Regional reforça a importância da conscientização da população. O Parque Urbano do Setor O tem sido alvo recorrente de atos de vandalismo, com danos a bancos, lixeiras, torneiras, bebedouros e outras estruturas de uso coletivo. Essas ações geram custos extras de manutenção e impactam diretamente a qualidade do espaço público. “Cuidar do parque é uma responsabilidade de todos. Quando há vandalismo, toda a comunidade é prejudicada”, ressalta João Marcelo.

*Eventos* – Além da estrutura voltada ao lazer diário, o Parque Urbano do Setor O também se destaca como palco de diversas atividades gratuitas nas áreas de lazer, saúde, bem-estar, cultura e esporte. Ao longo do ano, o espaço recebe ações comunitárias, eventos esportivos, atividades físicas orientadas, apresentações culturais e iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida, reunindo moradores de diferentes idades. Essas programações reforçam o potencial do parque como um importante espaço público para a realização de eventos voltados à população, estimulando a convivência social, o uso consciente da área verde e o fortalecimento dos vínculos comunitários em Ceilândia.

*Histórico* – Criado em 1995, o espaço enfrentou diversos desafios ao longo dos anos até ser plenamente liberado para uso da população. Em 2019, o parque passou a ser gerido pela Administração Regional de Ceilândia. Já em maio de 2024, foi oficialmente instituído como Parque Urbano do Setor O, por meio do decreto nº 45.796, assinado pelo governador Ibaneis Rocha. O decreto aprovou o Plano de Uso e Ocupação do local, autorizou o cancelamento do registro de parcelamentos que interferiam na área e estabeleceu, de forma definitiva, o perímetro e os usos permitidos.

*Serviço*

Horário de funcionamento do parque:

🕔 Diariamente, das 5h às 23h.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário