DF – Projeto Vivências da Música no Cognitivo começa dia 25 de agosto na Escola Parque da Natureza e Esporte

by Amarildo Castro
  • Evento ocorre no Núcleo Bandeirante, com Ayla Serena e Cálida Essência, como atrações principais

Entre os dias 25 e 29 de agosto os alunos da rede pública de ensino do Núcleo Bandeirante e região receberão o Projeto “Vivências da Música no Cognitivo” (VMC), na Escola Parque da Natureza e Esporte da cidade. Cerca de mil e trezentos alunos, de 20 escolas das regiões do Núcleo Bandeirante, Vargem Bonita, Park Way, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Candangolândia, Recanto da Emas e Estrutural, receberão as oficinas de Vivência da Música no Cognitivo em dois turnos. Pela manhã as atividades terão início às 9h e no período vespertino às 14h.

O projeto é impulsionado pela extraordinária história de Ayla Serena, filha do músico Sérgio Fonseca, uma baterista de 25 anos com Síndrome de Down, a alma e a inspiração por trás do VMC, que também conta com a luxuosa  participação da banda Cálida Essência.

Segundo Sérgio, criador da iniciativa, o “VMC” emerge como um farol de esperança e inspiração, com oficinas interativas que prometem revolucionar a forma como a música é ensinada e vivenciada”, diz.

Oficinas com interdisciplinaridade – O projeto conta com  duas oficinas, cuidadosamente desenhadas para engajar os participantes. A primeira oferece uma experiência prática na confecção de luvas de lateralidade para bateria, um material didático feito com E.V.A. que estimula a coordenação e a criatividade. Já a segunda  inclui dinâmicas musicais interativas que mergulham nos fundamentos da música através de técnicas de canto coral e rudimentos de bateria, proporcionando embasamento rítmico. 

Sérgio destaca que as oficinas oferecem momentos lúdicos no qual os alunos testam suas habilidades manuais, construindo seus próprios equipamentos rítmicos, e vivenciam a música em todas as suas facetas: entretenimento, pedagogia, terapia, emoção e espiritualidade. 

“Essa experiência é um passo vital para desconstruir pensamentos, palavras e ações capacitistas na sociedade, promovendo a inclusão e cultivando novas gerações mais sensíveis ao respeito pelos Direitos Humanos e pela diversidade da raça humana em todos os seus aspectos”, diz. “Além disso, há uma preocupação com a interdisciplinaridade no projeto, que  integra princípios de português, matemática, fonoaudiologia, yoga, tai-chi e correção postural, tudo para fortalecer a autoestima e o trabalho em equipe dos estudantes”, completa.

A intenção é, através da iniciativa,  estimular a independência e as capacidades cognitivas e motoras dos alunos, incluindo as Pessoas com Deficiência (PcD’s); fomentar a inclusão em todos os níveis; contribuir ativamente para a desconstrução de pensamentos, palavras e atitudes capacitistas na sociedade; mudar a maneira como vivemos e percebemos o outro, promovendo a empatia; estimular as capacidades cognitivas dos alunos de forma abrangente; estimular a independência do aluno com deficiência, capacitando-o; estimular a formação de novas gerações de artistas, incluindo PcD’s, para o vibrante segmento do rock e  formar novas gerações de plateia, inclusive para o rock, garantindo um futuro cultural mais diverso.

Uma história de superação e inspiração –  Desde seus primeiros acordes, Ayla Serena  esteve imersa no universo da música, uma paixão que herdou de seu pai, Sérgio Fonseca, um músico profissional com mais de quatro décadas de carreira.  Embora tenha explorado diversas formas de expressão artística – da capoeira ao judô, do jiu-jitsu ao circo – foi na batida da bateria que Ayla encontrou sua verdadeira vocação e a mais profunda conexão. Sua jornada é um testemunho vivo do poder da música para transcender limites e abrir caminhos.

Movido pela paixão e pelo talento de Ayla, Sérgio Fonseca, juntamente com os músicos de sua banda, Cálida Essência, deu vida ao VMC – O Legado. Este projeto inovador vai além do ensino musical, utilizando atividades extracurriculares que combinam dinâmicas, diversão e educação para transmitir os fundamentos da música de forma completamente independente, refletindo o amor e a dedicação que Ayla compartilha.

O Projeto VMC – Segundo os integrantes da Banda Cálida Essência “mais que aulas de música, o Projeto “Vivências da Música no Cognitivo” é uma ferramenta de transformação social”. 

“A arte e a cultura, em especial a música, desempenham um papel crucial na sensibilização e no empoderamento de crianças e, de forma ainda mais significativa, de pessoas com deficiência”, dizem os músicos.  “A aceitação de si mesmos e de sua condição é profundamente fortalecida através da arte, inspirando mais indivíduos com deficiência a explorar atividades artísticas, particularmente a música, como uma via terapêutica para aprimorar sua qualidade de vida”, completam.

O projeto Vivências da Música no Cognitivo conta com o apoio da deputada Érika Kokay.

Saiba mais sobre o projeto – Reviva a emoção da edição VMC 2023 com a participação especial da Banda Baião de Dois da APAE-DF:

 * Projeto VMC – Vivências Musicais no Cognitivo e Inclusão: Parte 2 – A Magia Continua! (20 de outubro de 2023) – Com 2.984 visualizações e 172 curtidas, este vídeo de 2 minutos e 6 segundos no canal CÁLIDA ESSÊNCIA capta a essência da continuidade e da alegria do projeto. Link: https://www.youtube.com/watch?v=iGltDnshuSc

 * Tocando Vidas: Projeto VMC – Vivências Musicais no Cognitivo e Inclusão (17 de setembro de 2023) – Com 6.212 visualizações e 169 curtidas, este vídeo de 4 minutos e 54 segundos, também do canal CÁLIDA ESSÊNCIA, é um mergulho profundo na missão do projeto de tocar e transformar vidas. Link: https://www.youtube.com/watch?v=FLW-Gw2JVgQ 

Serviço:

Projeto Vivências da Música no Cognitivo começa dia 25 de agosto na Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo Bandeirante, com Ayla Serena e Cálida Essência

Datas: 25, 26, 27, 28 e 29 de agosto

Local: Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo BAndeirante

Horários: Manhã 9h e tarde 14h

Postagens relacionadas

Deixe um comentário