A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Estado de Goiás, realizou, na manhã da última sexta-feira (17/10), uma Blitz no Trânsito, com adesivaço e Van da Vacina na avenida 136, em Goiânia, para mobilizar população e municípios na adesão à Campanha de Multivacinação e na realização do Dia D, neste sábado (18/10). A campanha ocorre na maioria das cidades brasileiras, e vai até às 17h. Após, esse trabalho, quem não se vacionou ainda pode procurar unidades de saúde de seu município, que ainda haverá doses disponíveis.
O personagem Zé Gotinha participou da ação em Goiânia, alertando as pessoas sobre a importância das vacinas para a saúde individual e coletiva.
A orientação é para que todos os municípios realizem atividades de mobilização para facilitar o acesso das pessoas às salas de atendimento. O principal público da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, mas as vacinas estão disponíveis para todas as idades.
A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde para a maior parte das vacinas é de 95%.
Goiás tem reforçado a programação para retomada das coberturas, e algumas vacinas já começam a apresentar aumento de procura, como a BCG (90,22% em 2025, contra 86% em 2024), Hepatite A (78% em 2025 contra 76,42% em 2024) e Febre Amarela (72,18% em 2025, contra 71,32 em 2024), mas outras ainda precisam melhorar, como a Pentavalente (77% em 2025 contra 82,% em 2024) e Polio (77,51% em 2025 contra 83% em 2025).
Vacinar pro perigo não voltar
A SES realiza, durante o mês de outubro, a Campanha Vacinar pro Perigo não Voltar, com o objetivo de aumentar as coberturas e proteger crianças e adolescentes de doenças controladas. A Campanha Nacional de Multivacinação está sendo realizada desde o dia 6 e segue até 31 de outubro, com o dia D para este sábado (18/10), em todos os municípios de Goiás e do país.
A Subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, pede o engajamento dos pais e responsáveis .
“O nosso objetivo com o Dia D é que todos de 0 a 15 anos estejam com todas as vacinas de suas cadernetas atualizadas, e que os pais se atentem para a importância disso, pois temos doenças que estavam eliminadas e que já estão retornando como a Febre Amarela e o Sarampo. O recado é um só: Vacinar pro perigo não voltar”, reforçou Flúvia.
A nutricionista Adriane Carvalho, aproveitou a Van da Vacina para se imunizar contra a Influenza, e explicou que a vacina diminui a chance de internações e casos graves.
“É muito importante, evita complicações de saúde e nos protege”, afirmou.