Dirigido por Aly Muritiba, longa ‘Nova Éden’ começa a ser filmado no Paraná

by Amarildo Castro

O filme se passa em uma pequena vila de colonos na região sul do país, no início do século XX, e mistura horror psicológico e drama histórico

As gravações de ‘Nova Éden’, filme dirigido por Aly Muritiba (“Deserto Particular”, “Para Minha Amada Morta”, “A Fábrica”, entre outros), estão a todo o vapor, no Paraná. Com roteiro original desenvolvido por Aly Muritiba, Henrique dos Santos e Alice Marcone, o longa de folk horror é uma coprodução Brasil-Polônia e terá sete semanas de gravação em Curitiba, Morretes e Pinhais. Com produção da Muritiba Filmes e Grafo Audiovisual, coprodução da Paramount Pictures e Mañana Films, produção associada e distribuição Olhar Filmes.

Nascido no interior da Bahia, Aly Muritiba, roteirista e diretor do filme, fala sobre a motivação para filmar em Curitiba: “Depois de seis anos de desenvolvimento, poder voltar ao Paraná, estado que me adotou, para filmar Nova Éden tem sido uma alegria. Com uma equipe bastante diversa, formada majoritariamente por profissionais daqui, meu novo filme é uma coprodução com a Polônia, país com o qual o estado tem laços profundos. Sob o ponto de vista econômico, realizar um filme dessa magnitude movimenta toda uma cadeia produtiva, gerando centenas de empregos diretos, e trazendo mais de dez milhões de reais para o estado. Sob o ponto de vista cultural e artístico, esse intercâmbio com a Polônia enriquece e forma os fazedores de cinema no Paraná.

A trama se passa em meados da década de 1920 e acompanha Damião (Welket Bungué), padre que acaba de chegar à comunidade de Nova Éden. Os habitantes são colonos poloneses e não recebem bem o religioso, por ser um homem negro. Mesmo com pouco tempo de convívio com os moradores, Damião descobre que forças sinistras e muitos mistérios pairam sobre o local.

Sinopse

Damião, um jovem padre negro, instala-se em uma povoado formado por imigrantes poloneses agricultores de tabaco no sul do Brasil. Recebido com desdém, Damião descobre que forças sinistras criaram raízes na cidade.

Sobre Aly Muritiba

Premiado diretor e roteirista, Aly Muritiba teve seus filmes exibidos em festivais internacionais de prestígio, como Sundance (“Ferrugem,” 2018), Veneza (“Tarântula,” 2015; “Deserto Particular,” 2021), San Sebastián (“Para Minha Amada Morta,” 2015; “Ferrugem,” 2018) e La Semaine de la Critique de Cannes (“Pátio,” 2013). Ao longo de sua carreira, os filmes de Aly Muritiba ganharam mais de 200 prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo.

Para canais de TV e plataformas de streaming, Aly Muritiba dirigiu “O Hipnotizador” Temporada 2 (HBO), “Carcereiros” Temporada 2 (Globo), “Irmãos Freitas” (Turner), “Irmandade” (Netflix), a série true crime indicada ao Emmy “O Caso Evandro” (Globoplay), “Cangaço Novo” (Amazon Prime) e “Cidade de Deus: A Luta Não Para” (HBO Max).

Sobre a Muritiba Filmes

A Muritiba Filmes é uma produtora audiovisual paranaense com foco na produção, licenciamento e internacionalização de conteúdo autoral de diretores brasileiros em ascensão. Fundada por Aly Muritiba, cineasta premiado nos principais festivais internacionais, a empresa busca ampliar a representação brasileira no cinema global, valorizando narrativas independentes e inovadoras. O mais recente longa-metragem, Deserto Particular, recebeu o Prêmio do Público na Giornate degli Autori em Veneza e foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como a submissão oficial do Brasil para o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2022. Em 2013, o curta-metragem A Fábrica foi pré-selecionado para o Oscar.

Sócia da Muritiba Filmes, Juliana Sakae é produtora de cinema e documentarista. Nos EUA, representou mais de 200 cineastas na empresa de distribuição GOOD DOCS, gerenciou a competição que levou ao IDA Awards e liderou os Programas de Artistas na BGDM. Juliana trabalhou no longa-metragem The Human Trial e na série documental da Netflix vencedora do Emmy Making a Murderer e é especializada em campanhas para o Oscar, trabalhando com vários candidatos, incluindo o curta-metragem finalista do New York Times Walk Run Cha-Cha.

Sobre a Olhar Filmes

A Olhar Filmes é uma distribuidora e produtora de obras independentes focada na diversidade do audiovisual nacional e estrangeiro. Desde a sua fundação, em 2017, na cidade de Curitiba, lançou mais de 40 obras no mercado brasileiro e tem se consolidado como uma distribuidora especializada no lançamento de filmes LGBTQIAPN+ e com causas, principalmente, títulos voltados ao público jovem.

Os filmes distribuídos pela Olhar já marcaram presença em vários festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmios em muitos deles, como Festival de Cannes, Sundance Film Festival, San Sebastian, Festival de Berlim, Festival de Rotterdam, BFI London, Dok Leipzig, Frameline, Indie Lisboa, Festival de Gramado, Mostra São Paulo, Festival do Rio, dentre outros, somando mais de 700 participações e 150 prêmios.

Entre os títulos lançados pela Olhar, destacam-se os filmes “Meu Corpo é Político” de Alice Riff, “Nóis por Nóis” de Aly Muritiba e Jandir Santin, “Ferrugem” de Aly Muritiba, “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira, “Alice Júnior” de Gil Baroni, “Meu Nome é Daniel” e “Assexybilidade” de Daniel Gonçalves, “Vento Seco” de Daniel Nolasco, “A Mesma Parte de Um Homem” de Ana Johann, “UÝRA, A Retoma da Floresta” de Juliana Curi, “Rafiki” da diretora queniana Wanuri Kahiu, “Praia Formosa” de Julia De Simone e “O Silêncio das Ostras” de Marcos Pimentel.

Sobre a Grafo Audiovisual

Fundada em 2007, com uma trajetória de 14 longas e 2 séries realizadas, nossa missão é promover a cultura e impactar a sociedade unindo arte e entretenimento. A Grafo Audiovisual segue em constante evolução, explorando novas tecnologias e formatos para contar histórias que ganham o mundo. Ao todo, as produções realizadas chegaram aos 5 continentes através de mais de 400 festivais e 200 prêmios. E ainda contaram com vendas para mais de 70 países da América, Europa, África e Ásia.

Algumas de nossas principais produções audiovisuais: Nó (Em fase de estreia, selecionado para o 53 Festival em Ago/2025), Deserto Particular (Prêmio do Público na Giornate degli Autori Veneza, indicado brasileiro ao Oscar), Ferrugem (Sundance – EUA, Melhor Filme Festival de Gramado), Para minha amada morta (7 prêmios Festival de Brasília, Zenith de Prata em Montreal – Canada, San Sebastian – Espanha), Jesus Kid (3 prêmios em Gramado), Circular (Festival do Rio), A gente (Prêmio da ONU no Dok Leipzig – Alemanha), Zona Árida (Menção Especial no Dok Leizpig – Alemanha), A mesma parte de um homem (Prêmio Helena Ignez na Mostra de Tiradentes), Foram os sussurros que me mataram (Mostra de Tiradentes),  A Mulher que Chora (Seattle Latino Film Festival, Mostra de SP), Pátio (Cannes – França), O Estacionamento (Melhor Curta Festival do Rio), A Fábrica (Oscar shortlist, Menção Especial Clermont Ferrand – França), Ainda Ontem (Clermont Ferrand – França), Tarântula (Veneza – Itália). Realizou as coprodução Portugal-Brasil-Moçambique Avó Dezenove e o Segredo do Soviético e o longa Nunca Nada Aconteceu (Portugal-Bélgica-Brasil). Também produzimos a série infantil Manual de Sobrevivência da Literatura Brasileira e a série Nóis por Nóis. .

Com uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade artística e ao compromisso com a diversidade cultural, a Grafo tem sido reconhecida como uma das principais produtoras de cinema independente no Brasil. Entre nossos projetos de destaque está o Olhar de Cinema | Festival Internacional de Curitiba, um dos maiores festivais do gênero no país e na América Latina, que desde 2012 vem reunindo cineastas, críticos e espectadores apaixonados pelo cinema independente.

Sobre a Paramount Pictures

A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica – Laços” (2019), “Turma da Mônica – Lições” (2021), Minha Irmã e Eu (2023), Pedágio (2023) e Chico Bento (2024) entre outros.

Sobre a Mañana Films

A Mañana Ltd foi constituída em janeiro de 2010 como braço de produção da empresa polonesa de distribuição e promoção cinematográfica, a AP Mañana. As duas empresas cooperam estreitamente, o que permite sinergias em diversas áreas.

Desde sua fundação por Piotr Kobus em 2001, a AP Mañana é a distribuidora polonesa de filmes de eminentes autores do cinema mundial, incluindo Semih Kaplanoğlu, Claudia Llosa, Ashgar Farhadi, Brillante Mendoza, Lisandro Alonso, Apichatpong Weerasethakul, Álex de la Iglesia, Jia Zhang-ke e Jasmila Žbanić. A AP Mañana atua como agente de vendas internacional de LASTING e SATAN SAID DANCE, e como distribuidora polonesa de UNITED STATES OF LOVE. Juntamente com a Embaixada da Espanha na Polônia e o Instituto Cervantes, a empresa organiza a Semana do Cinema Espanhol – a maior apresentação do cinema espanhol na Polônia. A AP Mañana também é especializada na promoção do cinema polonês em todo o mundo, o que lhe permitiu criar uma extensa rede de contatos na indústria cinematográfica internacional. 

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