Trabalhos não resistiram à força das águas que chegam por meio de duas manilhas que canalizam enxurrada de bairros próximos
POR AMAIRLDOI CASTRO
A esperança dos moradores de Valparaíso de Goiás com a obra emergencial na chamada ‘Voçoroca da BR 040’, em trabalho articulado pela prefeitura local junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), infelizmente teve final triste após um grande temporal sobre a cidade. Com isso, a força das águas que caem dentro da voçoroca, vindas por meio de duas imensas manilhas, destruíram todo o trabalho da obra emergencial que estava sendo finalizada no local.

Fiscais do DNIT avaliam os estragos provocados pelas chuvas, sob olhar de populares: situação inesperada e dramática
Durante dois meses, trabalhadores contratados pelo DNIT (não se sabe os destalhes da obra porque nunca foi colocada placa no lugar para indicar valores e datas), fizeram ajustes com pedras, uma mureta de aproximadamente 10 metros de comprimento por quatro de altura e uma escadaria, acabou tudo levado pelas águas.
Durante toda a manhã desta quinta-feira, dia 25, fiscais do DNIT faziam a vistoria dos estragos e o que restou dos trabalhos, que foram reduzidos a pedras espalhadas dentro da voçoroca. Os próprios trabalhadores olhavam para o lugar praticamente sem acreditarem no que estava vendo. A reportagem do Blog do Amarildo tentou falar com alguns deles, que afirmaram não poderiam dar entrevistas.
Após o tem começar a se espalhar pela cidade, vários moradores locais foram ver de perto a situação, e assim como os fiscais do DNIT, também se mostraram espantados com o tema.

O pioneiro José Soares: “Solução envolve uma obra complexa”
Dentre esses ‘visitantes’, estava uma personalidade que viu de perto a voçoroca começar, ainda no início dos anos 2000. Trata-se do pioneiro José Soares, que à época, era secretário de meio ambiente. Ele disse que tentou resolver o problema no início, mas que um projeto por ele apresentado não foi levado em frente àquela época.

Hoje, segundo ele, é difícil resolver o problema dessa voçoroca sem um trabalho completo de contenção das águas pluviais de bairros vizinhos, um trabalho difícil e complexo, que demanda muito dinheiro e tempo.
À reportagem do Blog do Amarildo, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valparaíso informou que o DNIT vai divulgar na tarde desta quinta-feira, 25, uma nota técnica sobre o tema, que pode falar sobre uma possível solução. Assim que isso for feito, a reportagem será atualizada.