- Cidade, que com sua evolução conseguiu até ‘exportar’ um craque de futebol para a Espanha (Endrick, que joga no Real Madrid), e que hoje essa mesma cidade chama atenção em todo o Centro-Oeste e no Brasil, tem nesta sexta-feira, dia 16, o início da campanha eleitoral, com dois grandes grupos que buscam polarizar a eleição, mas contando ainda com duas outras candidaturas de destaque e um quinto candidato, menos conhecido, mas sem medo de competir
POR AMARILDO CASTRO
O ‘trocadilho em espanhou no título é proposital para dar início à primeira reportagem do Blog do Amarildo sobre o pontapé da campanha eleitoral na cidade de Valparaíso de Goiás, que este ano, tem quatro candidatos a prefeito, e algo em torno de 300 candidatos a vereador. Antes de falar desses nomes, é preciso lembrar da importância que hoje a cidade tem para toda a Região Centro-Oeste, com um crescimento populacional ‘absurdo’, mas sem perder o equilíbrio social.
E assim, devido à sua localização estratégica, uma arrecadação interna de destaque e considerada uma cidade rica, é também fator de grande disputa por poder dos políticos locais. Destaque que passa até pelo futebol mundial, que exportou para o exterior, Endrick, o jovem craque do momento, formado até aos 10 anos na cidade. Tem gente na disputa do pleito que inclusive ajudou a formar a jovem estrela do futebol.

Até aqui, desde a pré-campanha, destaque não somente para os dois maiores grupos políticos da cidade, um encabeçado pelo prefeito Pábio Mossoró, do MDB (com o Dr. Marcus Vinícius candidato a prefeito e Waguinho de vice); enquanto do outro lado, também sendo um grande grupo, o da ex-prefeita Lêda Borges (PSDB), que tem à frente o vereador Zé Antônio candidato a prefeito e Professora Lúcia Kopp de vice.

Mas não pensem que esses dois grupos terão ‘vida fácil’, porque não terão. Maria Yvelônia, do Solidariedade vem forte, com apoio de várias lideranças e muita gente garante que a mulher está pensando em vitória.

Não acabou não. A ex-prefeita Lucimar Nascimento (PT), demorou um pouco para definir se viria candidata, além de vir, afirma que está forte e com total apoio do presidente Lula. “Sou a única pronta para implantar seus projetos e com apoio integral do nosso líder’, citou em recente discurso. Ela tem ao seu lado uma militância muito forte, que deve fazer muito barulho na cidade.

Por fora, sem barulho, ainda corre Wesley Pacheco, do Novo. Não tão conhecido como os demais candidatos, o que se sabe é que ele é empresário na cidade, e como democracia é democracia, não interessa como e em que condições, mas todos partem da mesma saída, e a reta final, em 6 de outubro de 2024, todos saberão quem cruzará a linha de chegada em primeiro. E isso deve ocorrer por volta das 20h.
E VIVA A DEMOCRACIA!