Festa bicentenária celebra a cultura e a religiosidade do povo goiano com encenações, desfiles e celebrações populares
No último sábado, 31 de maio, a cidade de Luziânia-GO foi palco de um dos eventos culturais mais tradicionais do Estado de Goiás, as Cavalhadas. A festividade, que remonta ao período medieval, revive a histórica batalha entre mouros e cristãos em uma encenação repleta de cores, cavalos enfeitados, música e fé.
Na representação, os cavaleiros se dividem em dois grupos de 12, os Moros (vermelho) e os Cristãos(azul)
Na presença do prefeito Diego Sorgatto, equipe de organizadores e 24 cavaleiros ao estilo medieval, o evento, que foi realizado no complexo esportivo no centro da cidade, marcou a terceira edição da volta das cavalhadas em Luziânia, que antes, foram suspensas por 17 anos.
“Estamos muitos felizes com a volta desse evento em nossa cidade, e este ano, é a terceira vez que essa tradição acontece. A volta foi em 2023, e desde então, nossa gestão deu continuidade, e sempre com a presença de um grande público”, disse o prefeito Diego Sorgatto. O prefeito é um grande entusiasta da cultura popular, foi o principal responsável pela retomada do evento. Ele explicou ainda que a Cavalhada de Luziânia antecede a Festa do Divino Espírito Santo, do qual o Diego é devoto.
Evento também destaca o civismo, com bandeiras do Brasil, de Goiás e Luziânia
Ele explicou que desde que tomou posse no primeiro mandato, logo após a pandemia, se reuniu mais de uma vez com o governador Ronaldo Caiado e a primeira dama, Gracinha pedindo apoio pela volta do evento, e foi atendido.
“Resgatar as Cavalhadas é mais do que trazer de volta uma festa tradicional. É valorizar nossa história, nossa identidade e o sentimento de pertencimento do povo luzianiense. É uma alegria enorme ver essa tradição renascer com tanta força e participação popular”, afirmou o prefeito.
Evento é coordenado pela jovem Letícia Lima (foto de Cintia Ferreira)
Autoridades e público prestigiam evento
Entre os destaques do evento, merece destaque a presença de um grande público que compareceu, sempre aplaudindo cada ação dos cavaleiros. Autoridades locais, como os deputados Wilde Cambão (PSD) e Dr. Célio Silveira (MDB), vereadores e secretários também prestigiaram a festança. Destaque ainda para a Rainha da Expoagro 2024, a jovem Vivi Barranteira.
Vivi Barranteira, rainha da Expoagro 2024 também prestigiou evento
Evento com simbolismo medieval e dedicação da comunidade
De acordo com Letícia Lima, coordenadora geral do Projeto Cavalhada de Luziânia, o evento é composto por dois grupos de cavaleiros, 12 Moros e 12 Cristãos, que contracenam numa espécie de competição. Ao todo, 25 pessoas trabalharam semanas para que o evento fosse realizado com sucesso. A Banda 11 de Maio, de Corumbá de Goiás deu uma espécie de apoio no dia do evento, que é realizado pelo Instituto de Cavalhadas de Luziânia e pela Associação das Cavalhadas.
Prestígio da comunidade
Realizadas como parte da celebração da Santíssima Trindade, as Cavalhadas de Luziânia atraem moradores, visitantes e turistas de toda a região do Entorno e do Distrito Federal. A festa tem início com uma missa solene e a tradicional saída da cavalaria, seguida pela encenação da batalha simbólica entre os exércitos cristão e mouro.
Cavaleiro do Grupo dos Moros em ação
Mais de 50 cavaleiros participam do evento, vestidos com armaduras coloridas, lanças e capacetes, representando os dois lados do embate. O espetáculo acontece no Campo das Cavalhadas, instalado no Ginásio de Esportes José de Araújo, especialmente preparado para a ocasião. O público poderá acompanhar com entusiasmo as apresentações que envolvem corrida, desfile e momentos simbólicos da batalha.
O grupo dos Cristãos em ação
Este ano, Luziânia abriu o Circuito das Cavalhadas de Goiás, que teve sua maior edição até agora, com a participação de 15 cidades. O Governo do Estado investirá R$ 4,4 milhões para apoiar as prefeituras na realização dos eventos.
Personagem de destaque nas cavalhadas, O Mascarado este ano foi representado por Pedro Menezes em Luziânia