Empresária transforma panos de prato em itens de decoração e objetos de desejo

  • Tatiana Mika conta os bastidores para estabelecer a Pano de Prato etc., marca de destaque no setor que cresce mais de 6% ao ano

Há uma tendência crescente de transformar objetos simples em itens de desejo no mundo da decoração, agregando valor emocional e estético a produtos cotidianos. Esse movimento busca ir além da funcionalidade, oferecendo conexão com o consumidor através de um design diferenciado e mensagens inspiradoras. 

É nesse contexto que Tatiana Mika, especialista em sofisticação de marcas, encontrou uma oportunidade única em um momento em que a cozinha estava se tornando a estrela da casa. O resultado foi a criação de uma marca de decoração em ascensão, a Pano de Prato etc., empresa que traz no nome seu propósito: a simplicidade e muitas outras possibilidades. 

Fundada em 2015, a Pano de Prato etc. nasceu abrindo portas para um mercado inexplorado, onde o produto transcende sua função tradicional. Com uma visão estratégica inovadora, Tatiana Mika transformou uma simples ideia em um movimento viável e lucrativo, mesmo sem grandes pretensões iniciais. O que parecia um passo ousado se revelou um acerto indiscutível, comprovado pelo crescimento constante das vendas e pela consolidação desse novo segmento.

O otimismo no setor é justificado. O mercado de artigos para casa e decoração movimentou cerca de R$ 4,78 bilhões apenas em fevereiro no Brasil, segundo um estudo da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), junto com o IEMI (Inteligência de Mercado). Em 2024, o setor acumulou um crescimento de 5,7%, devido ao aumento nos preços desses produtos, que subiram 0,85%. Movimentando R$96,3 bilhões na economia brasileira, a venda de artigos para casa cresce 6,1% ao ano desde 2019, segundo a ABCasa.

Já prevendo este bom momento, Tatiana desenvolveu a marca a partir de um pedido inusitado: criar um brinde exclusivo. Ao optar por estampar uma frase inspiradora em um pano de prato, a empresária percebeu o potencial do produto. “A ideia da marca surgiu quando uma cliente me pediu um brinde diferente. Eu pensei em usar o slogan dela, que era uma frase inspiradora, em um pano de prato. Assim, transformei um item comum em algo único e rentável. Foi daí que nasceu o primeiro pano de prato”, relembra.

Desde então, a Pano de Prato etc. destaca-se no mercado pela originalidade e devido ao design exclusivo de suas frases, que incluem afirmações de atitude, coragem, amor e alegria. Tatiana Mika explica que a intenção é fazer com que as pessoas se sintam melhor ao começarem o dia na cozinha. “Eu queria que o pano de prato ‘conversasse’ com quem o lesse, trabalhando a autoestima, com palavras e frases para que o cliente se sentisse mais feliz”, resume.

Desafios e aceitação do mercado

Desde o início, a marca recebeu uma resposta positiva do mercado, crescendo de forma orgânica e atraindo a atenção de grandes plataformas, como a Westwing, uma das maiores lojas de decoração do Brasil. A visibilidade proporcionada por esses canais e na imprensa ajudou a consolidar a marca.

O sucesso da Pano de Prato etc. acabou levando ao plágio de suas criações originais, porém Tatiana as enfrentou de frente. “Essência não pode ser copiada. Por isso, os produtos que confecciono sempre se destacam em meio aos que surgiram depois. Os consumidores pagam por mais do que um item cotidiano. Eles adquirem, principalmente, a sofisticação”, afirma a empresária. 

Tatiana destaca sua realização ao ouvir as histórias dos seus clientes, que vão desde noivos emocionados até o caso de uma cliente em tratamento de quimioterapia, que relatou sentir alívio ao ler as frases motivacionais dos panos. “Além de enxugar itens e decorar a cozinha, meu maior propósito é levar uma mensagem que possa transformar o dia e a vida daquela pessoa”, destaca.

Expansão e novos mercados

Com o sucesso no Brasil, Tatiana já pensa em expandir para o mercado internacional. Essa ideia surgiu ao visitar lugares como Estados Unidos, França e Japão, observando que no exterior não existem produtos como os da Pano de Prato etc.

Tatiana Mika acrescenta que a internacionalização da marca é uma de suas metas. A prova disso são as frases da nova coleção, que já nasce bilíngue. “Se antes tínhamos os pedidos de exportação, hoje nosso foco está em aumentar a escala e expandir não só no Brasil, mas também para outros países. Temos demanda para exportar nossos produtos. O próximo passo é consolidar esse movimento”, adianta.

A empresária também destaca a evolução dos produtos, que agora incluem panos de prato de linho e itens com design exclusivo voltados para decoração de salas e escritórios. “Os clientes começaram a colocar nossos panos em quadros. A ideia é sofisticar cada vez mais os produtos, para que ao secar uma louça com um pano de linho, a pessoa se sinta especial. Queremos atingir o público que utiliza peças delicadas, como cristal e porcelana limoges, por exemplo, ampliando nossa linha home”, afirma Tatiana.

A Pano de Prato etc. segue conquistando espaço e se consolidando como uma marca de referência em originalidade, transformando o simples em algo extraordinário. “Tudo pode começar através de um pano de prato. Se você tem capricho com o pano da sua cozinha, certamente começará a colocar mais capricho no seu negócio e na sua vida”, finaliza a empresária.

Sobre Tatiana Mika:

Tatiana Mika é uma influente mentora de marcas e pioneira na integração entre sofisticação e desenvolvimento pessoal. Formada em Administração Hoteleira, com avançados estudos em Branding pela ESPM e empreendedorismo pela Fundação Getúlio Vargas, a especialista se destaca no mercado por sua habilidade singular em transformar negócios em marcas de desejo.

Com rica experiência internacional em Tóquio e Los Angeles, além de ter estudado com um dos mais renomados especialistas em Branding do mundo, ela oferece uma perspectiva global única em suas mentorias. Seu enfoque holístico, apoiado por profundas competências em PNL, permite que ela eleve significativamente o potencial de suas clientes, impactando não apenas seus negócios, mas também suas vidas pessoais e familiares.

Como líder em mentorias de sofisticação de marcas, Tatiana é reconhecida por criar ambientes de aprendizado que funcionam como verdadeiros catalisadores para a mudança, capacitando mulheres empreendedoras a projetarem suas marcas com autenticidade, simplicidade e elegância. Ela se dedica a respeitar e celebrar a individualidade de cada mulher, guiando empreendedoras a se destacarem em um mercado competitivo, enquanto permanecem fiéis aos seus valores e essência.

Para mais informações, visite o site ou o Instagram.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*