Entorno Sul-DF / Como estão os cavalos retirados das ruas pela prefeitura em Valparaíso-GO

by Amarildo Castro

Reportagem do Blog do Amarildo visita Secretaria de Meio Ambiente, na Etapa D, onde animais que foram retirados das ruas há cerca de um mês estão sob cuidados do órgão

POR AMAIRLDO CASTRO

Após toda a polêmica, envolvendo o recolhimento de alguns cavalos que eram mantidos por seus tutores soltos nas ruas de Valparaíso de Goiás, a reportagem do Blog do Amarildo esteve na sede da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, que é comandada por Tadeu Martins, para ver de perto a situação dos animais e conhecer de perto a realidade do novo cotidiano desses bichos em novo recinto, agora sob tutela da prefeitura local.

O secretário de Meio Ambiente de Valparaíso-GO, Tadeu Martins, em inspeção ao dia a dia dos animais

Tadeu conta que desde a primeira operação, ocorrida há cerca de um mês, cinco cavalos foram recolhidos das ruas, alguns deles com sinais visíveis de maus tratos, outros em situação melhor, mas ambos, precisando de algum tipo de cuidado. e que agora estão recebendo os devidos cuidados.

Ele explicou também que apesar da reclamação de um grupo que era contra o recolhimento desses animais, em princípio, que seriam os tutores, até agora, somente duas pessoas tentam retirar os animais do pátio, mas que por enquanto, ainda não conseguiram juntar documentos necessários para a retirada dos animais do local. “Alguns tentam dizer que são donos, mas não têm sequer um foto do animal”, comenta.

Ele explicou ainda que há indícios de que alguns desses animais recolhidos podem ter sido furtados em municípios mais distantes e trazidos para Valparaíso, onde eram mantidos nas ruas para evitar um suposto flagrante da polícia.

“Desde que recolhemos esses animais, recebemos várias ligações de gente de outros municípios, perguntando sobre as características de cada um desses cavalos, porque reclamam de furtos em outras cidades e estão tentando encontrar animais que sumiram”, explicou.

Tadeu disse ainda que para a retirada de um animal do local existe critérios de reconhecimento e valores que precisam serem pagos, devido às despesas que a Secretaria de Meio Ambiente tem diariamente com esses animais.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário