- Peça estrelada por Lucio Piantino, primeira drag queen brasileira com Síndrome de Down, e sua mãe, Lurdinha Danezy, promove reflexões sobre inclusão, afeto e liberdade com apoio da FAC-DF
Nos dias 12 e 13 de julho, o público brasiliense poderá assistir à nova temporada do espetáculo “Conversa de Drags”, em cartaz na Sala Multiuso Tullio Guimarães no Espaço Cultural Renato Russo. Com entrada gratuita, a peça já está com os ingressos disponíveis para retirada no site do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/conversa-de-drags/3018168 . A conta iniciativa com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
A montagem é protagonizada por Lucio Piantino, reconhecido como a primeira drag queen brasileira com Síndrome de Down; e sua mãe, a atriz Lurdinha Danezy. Em sua terceira temporada, o espetáculo é de humor, emoção e representatividade em uma narrativa que aborda temas como identidade de gênero, afetividade, sexualidade da pessoa com deficiência e respeito às diferenças.
Na trama, Lúcio interpreta a irreverente Úrsula Up, enquanto Lurdinha vive a elegante Odete Croquete. Juntas, as personagens conduzem o público por uma jornada inspirada em vivências reais, quebrando estigmas e promovendo uma abordagem didática sobre direitos, diversidade e expressão individual. Segundo Lucio “A Úrsula Up é uma personagem que eu criei para falar sobre a minha sexualidade e a minha vida pessoal e a das pessoas com deficiência em geral. Na peça conversamos da comunidade LGBT, de preconceito e de respeito. Eu adoro estar no palco com minha mãe”
Créditos: Barbarah Queiroz
“Desde que identifiquei o talento do Lúcio, tenho feito projetos que possam mostrar para a sociedade as possibilidades das pessoas com diagnóstico de deficiência quando lhe são oferecidas oportunidades concretas. O Lúcio tem sido inspiração para outras pessoas com deficiência, inclusive nas questões de sexualidade e orientação sexual, assunto ainda considerado tabu quando se trata de pessoa com deficiência” afirma Lurdinha Danezy, idealizadora, responsável pelo texto e atriz da peça.
O espetáculo é uma criação da Cia Diversos Dias, coletivo artístico formado em 2013, que se destaca pela criação e apresentação de espetáculos acessíveis. A diretora Mônica Gaspar, ressalta que:
“A conversa de Drags cresceu bastante com os aprendizados das temporadas anteriores. A diversão e a reflexão caminharam juntas a fim de sensibilizar o público para essa temática atual e importante que engloba a liberdade de todas as pessoas viverem suas escolhas sem preconceito.”
As sessões dos dias 12 e 13 de julho contarão com tradução em Libras e audiodescrição, garantindo acessibilidade plena, uma vez que o ECRR conta com acessibilidade arquitetônica. O espetáculo também será apresentado para estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) nos dias 17 e 18 de julho. Novas informações estão previstas para ampliar o acesso à peça.
“Conversa de Drags” é mais do que uma apresentação teatral, é um momento de escuta e transformação. Cada sessão reforça que é possível construir uma sociedade mais sensível, inclusiva, justa e respeitosa”, completa Lurdinha.
Ficha Técnica:
- Título: Conversa de Drags
- Direção: Mônica Gaspar
- Idealização e Protagonistas: Lucio Piantino (Úrsula Up) e Lurdinha Danezy (Odete Croquete)
- Companhia: Cia Diversos Dias
- Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC)
- Temporada: 3ª Temporada
- Acessibilidade: Tradução em libras e audiodescrição nas sessões de 12 e 13 de julho
- Público: 14 anos
SERVIÇO:
Espetáculo “Conversa de Drags” – Terceira Temporada Local: Espaço Cultural Renato Russo – Brasília/DFDatas: 12 e 13 de julho de 2025 com tradução em libras e audiodescriçãoEntrada gratuita(retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/conversa-de-drags/3018168 )Siga as novidades em @espetaculoconversadedrags (Instagram) |