Gabriel Pires/SEIA
- O acordo por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) prevê apoio à implantação de Centros Municipais de Inovação, capacitação de servidores, desenvolvimento de soluções com inteligência artificial e realização de projetos conjuntos de pesquisa e inovação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), e o Lactec firmaram um Memorando de Entendimento para cooperação em ações de desenvolvimento tecnológico no Paraná.
O acordo prevê apoio à implantação de Centros Municipais de Inovação, capacitação de servidores, desenvolvimento de soluções com inteligência artificial e realização de projetos conjuntos de pesquisa e inovação. As instituições também colaborarão em eventos e no uso compartilhado de estruturas e conhecimentos. A parceria terá validade inicial de cinco anos.
O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua nos mercados de Energia, Saneamento, Meio Ambiente, Indústria e Infraestrutura em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura.
O secretário estadual de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, afirma que a assinatura visa fortalecer o compromisso do Estado em adotar tecnologias inovadoras para modernizar serviços, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses.
“Queremos que o Paraná seja referência nacional em inteligência artificial e inovação pública. Esta parceria com o Lactec é essencial para desenvolver soluções que melhorem a vida das pessoas, potencializar o alcance e preparar o Estado para os desafios do futuro. Juntos com outros atores, estamos unindo forças para criar serviços públicos mais eficientes e acessíveis”, reflete Canziani.
Para o presidente do Lactec, Maximiliano Andres Orfali, a parceria entre Lactec e a SEIA simboliza um movimento integrado, que combina visão de futuro, investimentos em ciência e tecnologia e compromisso com a modernização do Estado.
“Este é um caminho que promete gerar impactos reais na qualidade de vida dos paranaenses e projetar o Paraná como referência nacional em inovação pública e tecnológica. Nosso portfólio robusto e tecnológico reflete a versatilidade de competências técnicas para gerar soluções de impacto e propor soluções inovadoras aos desafios da administração pública”, afirma.
A cooperação abrange iniciativas como o apoio à implantação de Centros Municipais de Inovação — com capacitações e know-how técnico —, além do desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial voltadas à educação, serviços públicos e impacto social.
Também estão previstas ações de capacitação, execução conjunta de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), bem como a organização de eventos, hackathons, feiras e mostras tecnológicas.
Sobre o Lactec – O Lactec é um instituto privado e sem fins lucrativos. Há 65 anos, desenvolve soluções e serviços que atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. O Lactec possui mais de 500 projetos concluídos, com mais de 300 profissionais, entre mestres e doutores, com sólida experiência de mercado. Sua sede administrativa fica em Curitiba, onde estão instaladas outras quatro unidades tecnológicas com ampla infraestrutura de laboratórios para atendimento a diversos segmentos industriais, além da unidade localizada em Salvador-BA. O Lactec é Unidade Embrapii de Inteligência Embarcada e em 2023 tornou-se Future Grid, o Centro de Competência Embrapii em Smart Grid e Eletromobilidade.