
- Dividida em três fases, a competição desafia estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio a explorarem a Matemática de forma inovadora e colaborativa
Destinada a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º anos) e do Ensino Médio, a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) está com inscrições abertas até dia 10 de abril. Podem participar estudantes oriundos de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.
A competição é dividida em dois níveis: Nível Alfa, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e Nível Beta, abrangendo as três séries do Ensino Médio. Ambas as divisões contam com três fases em equipes de três participantes, que devem ser formadas junto com um professor responsável.
A estrutura da OMU foi pensada para estimular a colaboração e o cálculo matemático em diferentes formatos de avaliação. As provas são dissertativas e acontecem da seguinte forma: a 1ª e a 2ª fase são online, cada uma com duração de uma semana, enquanto a 3ª fase é presencial, realizada na Unicamp.
Os alunos do Nível Beta que chegam à 3ª fase em equipe são convidados a participar da Fase Individual, também presencial. Outro diferencial da OMU é a possibilidade de utilizar a medalha conquistada para ingressar em diversos cursos de graduação da Unicamp, sem fazer vestibular.
Nas provas da 1ª e da 2ª Fases é permitida a consulta de livros, textos, softwares, sites, vídeos e outras fontes existentes de informação e conhecimento.
Segundo o professor Giuliano Angelo Zugliani, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e um dos responsáveis pela Olimpíada, esse formato gera uma experiência colaborativa e enriquecedora para os participantes. “Essa característica da prova permite que os participantes busquem conhecimentos que, em alguns casos, podem não ter sido envolvidos na escola. É uma oportunidade de aprender conceitos novos e desenvolvê-los ao longo de uma semana, tornando a matemática mais atual e a próxima dos alunos”, destaca o professor.
A OMU premiou os participantes com medalhas de ouro, prata e bronze, entregues na cerimônia principal, programada para o mês de setembro. Além disso, honrarias especiais, como o Destaque de Redação, o Prêmio Professor Destaque e distinções voltadas à participação feminina e às equipes de destaque regionais, promovendo a inclusão e valorização do talento matemático em diferentes contextos.
Para mais informações sobre a 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) e inscrições, acesse o site oficial: olimpiada.ime.unicamp.br . O prazo de inscrição vai até 10 de abril, e os pedidos de isenção de impostos podem ser feitos até 27 de março.
Leave a Reply