Foto de Pedro Lippi
- O espetáculo goiano da Cia Theatron com foco em educação financeira irá circular por Goiás, Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A estreia acontece no dia 30 de julho, no auditório do Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguros no Estado de Goiás (Sincor-GO), às 18h, com entrada gratuita.
A peça “O Jogo da Virada”, dirigida por Arilton Rocha e interpretada pelos atores Kleber Alves e Danila Mello, trata dos jogos de azar, os conhecidos ‘bets’. Em um enredo envolvente, o público irá acompanhar os desafios enfrentados pelo casal e os impactos causados por esses jogos. O personagem Rui mergulha no mundo das apostas online e, a partir disso, a sua vida e a de sua família tomam rumos inesperados. A trama convida à reflexão sobre os perigos da dependência e os danos que afetam não apenas o jogador, mas todos ao seu redor.
“O Jogo da Virada” foi contemplado pela Lei Rouanet com o apoio do Instituto Sicoob. O espetáculo une arte e consciência financeira, provocando emoção, risos e debates importantes para emocionar, divertir e transformar o público. A peça será apresentada em cidades com cooperativas atuantes de Goiás, Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, levando cultura e informação a escolas, empresas e instituições locais.
“Nosso objetivo é levar o público a uma reflexão de quanto os jogos online podem ser viciantes. Pretendemos utilizar a arte do teatro, para mostrar que as armadilhas estão aí, por isso, é preciso ter muito cuidado”, enfatiza o diretor Arilton Rocha.
“O Jogo da Virada” tem a duração de 50 minutos, em que a plateia sente a emoção do casal vendo sua relação chegar quase ao fim. Assim a narrativa conduz para que o público perceba o quando uma aposta despretensiosa pode levar ao vício e o quanto o casal precisa um do outro para superar esse problema tão sério.
Theatron
A Cia Theatron surgiu em 2024, para atender um novo nicho de mercado, onde o teatro pudesse falar de educação financeira. Além de apresentar espetáculos, a Theatron busca oportunizar para as pessoas, o acesso a oficinas de teatro e montagem de peças teatrais, que gerem a reflexão e a discussão sobre a vida.
Segundo Arilton Rocha, trabalhar teatro empresarial faz com que diversas pesquisas sobre o assunto sejam desenvolvidas. O diretor da Cia diz que infelizmente muitos jovens não vão se matricular em um curso superior, pois estão com dívidas devido aos jogos online. Nordeste 44% e Sudeste 46% – isso implica que 986 mil vagas das faculdades não serão ocupadas. “Sentimos que esse vício é algo que prejudica muito os lares brasileiros e possui consequências graves para o futuro da nação”, finaliza.
“Jogo da Virada” é o 2º espetáculo montado pela Theatron. O primeiro foi “Família Pitanga”, que circulou por diversas cidades goianas, no ano passado, com o apoio do Instituto Sicoob.
Serviço
Assunto: “Jogo da Virada” estreia em Goiânia
Quando: quarta-feira (30/07), às 18h
Onde: auditório do Sincor-GO (Rua C. 145, 1.036 – Setor Jardim América)
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos
Mais informações: @ciatheatron
Entrada gratuita!