Evento no Senado reúne especialistas para debater avanços dos medicamentos biossimilares no Brasil

by Amarildo Castro
  • Setor público, acadêmicos e organizações como Anvisa e Fiocruz enriquecem o debate juntamente com a sociedade

No próximo dia 4, acontece o Fórum Biossimilares no Brasil – Avanços Regulatórios e Sustentabilidade no Acesso, no Senado Federal, em Brasília. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável e realizado em parceria com o Governo Federal, Congresso Nacional, iniciativa privada e Terceiro Setor, o evento reunirá especialistas importantes para analisar os desafios, marcos regulatórios e perspectivas da incorporação dos medicamentos biossimilares no sistema de saúde.

O evento contará com nomes referência no tema para o diálogo sobre regulação, inovação, produção e políticas públicas relacionadas à esses medicamentos. A mediação do evento fica por conta da Dra. Mirna Poliana Furtado de Oliveira, doutora e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), farmacêutica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e assistente parlamentar do Senado Federal. Com sólida experiência em políticas públicas e vigilância em saúde, Mirna conduzirá os debates centrais do evento, articulando as contribuições dos palestrantes e dialogando com o público presente.

Entre os palestrantes já confirmados está Diego Botelho Gaino, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa e atualmente lotado na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Diego falará sobre o tema “Precificação de medicamentos biossimilares no Brasil”, trazendo uma análise sobre os desafios regulatórios, os critérios técnicos aplicados pela CMED e o impacto direto desses processos na sustentabilidade do sistema de saúde.

Também integra o painel Rosane Cuber Guimarães, diretora de Qualidade do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos de Bio-Manguinhos/Fiocruz, do Ministério da Saúde. Sua palestra terá como foco “A importância de Bio-Manguinhos para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e o desenvolvimento de novos biossimilares”, destacando a relevância da produção pública nacional e o papel do CEIS no avanço da autonomia tecnológica brasileira.

A programação conta ainda com a participação de Valderilio Feijó Azevedo, médico, reumatologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para a gestão 2026-2028, também é professor associado em reumatologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a palestra terá o tema “O impacto do tratamento com Biossimilares no cenário brasileiro”.

Valderilio.png

A expectativa dos organizadores é de que o evento contribua para a formação de políticas públicas mais robustas e incentive a adoção responsável e estratégica desses medicamentos, ampliando o acesso da população a terapias biológicas antes restritas a um número limitado de pacientes. Segundo Clementina Moreira Alves, presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, o Fórum simboliza a consolidação de um debate fundamental para o país. “O Fórum reafirma o compromisso do Instituto em promover debates qualificados que contribuam para o avanço da saúde pública, o fortalecimento da inovação e a sustentabilidade no país. É um espaço de troca e construção de soluções que impactam diretamente a vida da população”, afirma.

O Fórum Biossimilares no Brasil – Avanços Regulatórios e Sustentabilidade no Acesso acontece no dia 4 de dezembro, quinta-feira, das 9h às 14h, no Senado Federal. O acesso é limitado, e os interessados podem se inscrever gratuitamente neste link


SERVIÇO:
Fórum Biossimilares no Brasil – Avanços Regulatórios e Sustentabilidade no Acesso

Data: 04.12.2025 (quinta-feira)  

Local: Auditório do Interlegis – Senado Federal 

Av. N2, Bloco 2 do Senado Federal, Anexo “E” – Brasília – DF, Brasil

Horário: 9h às 14h (horário de Brasília)

Inscrições: www.acaoresponsavel.org.br
Saiba mais: https://www.youtube.com/channel/UC1H6I8zmz1g_FpaQ4YYsPrw
Acompanhe: https://www.instagram.com/acaoresponsavel/

Postagens relacionadas

Deixe um comentário