Família Acolhedora: um lar temporário, um afeto para sempre

by Amarildo Castro
  •  Encontro virtual convida famílias do DF a conhecer o projeto e entender como transformar a vida de uma criança

Brasília 08 de setembro de 2025 – Recentemente, o programa Família Acolhedora ganhou destaque em rede nacional no Profissão Repórter, da Rede Globo, que mostrou a importância de oferecer a crianças e adolescentes a experiência de crescer em um ambiente familiar e protegido. Mas você sabia que aqui no Distrito Federal também existe esse programa?

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma política pública prevista do Estatuto da Criança e do Adolescente e constitui uma modalidade de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes afastados de sua família de origem por medida protetiva judicial, oferecendo-lhes um ambiente familiar, individualizado e afetivo até que seja possível o retorno à família de origem ou seu encaminhamento para adoção. Trata-se de uma alternativa ao acolhimento institucional, que proporciona melhores condições de desenvolvimento físico, emocional e social aos acolhidos. Ele é formado por famílias voluntárias que passam por um processo de seleção, capacitação e acompanhamento técnico para receber, de forma temporária, crianças de zero a dezoito anos.

No DF, o programa é executado pelo Aconchego – Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (SEDES).

Atualmente, segundo dados da SEDES, 428 crianças e adolescentes estão acolhidos no Distrito Federal. Embora a prioridade prevista para o acolhimento seja inserir a criança/adolescente em um lar temporário, apenas 5% deste número se encontra em famílias acolhedoras O número mostra a urgência de ampliar a rede de famílias voluntárias dispostas a acolher.

De acordo com Juliana Miranda, coordenadora do programa no DF, “esse acolhimento é fundamental para que a criança tenha garantido o direito de conviver em um espaço familiar, recebendo afeto, cuidado e proteção em um momento tão delicado da vida”.

Para sensibilizar a comunidade e ampliar o número de famílias cadastradas, o Aconchego promove, no próximo dia 15 de setembro, às 19h, uma palestra online pelo Google Meet. O encontro será uma oportunidade para conhecer melhor o programa, tirar dúvidas e receber todas as orientações necessárias para se tornar uma Família Acolhedora.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 99166-2649 ou pelo link disponível na bio do Instagram @familiaacolhedoradf.

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, e membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária – MNPCFC, o Aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural. 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário