Mel artesanal, legalizado e de qualidade é um dos grandes destaques da tradicional Feira de Mudas (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Mel artesanal, registrado e de qualidade é um dos grandes destaques da tradicional Feira de Mudas, que iniciou nesta sexta-feira (11) no pátio do antigo Mercado Público de Chapecó. Até domingo (13), das 8h às 18h, o público poderá adquirir o produto diretamente das associações de apicultores de Faxinal dos Guedes e Quilombo, que apresentam uma produção certificada, manejo sustentável e comercialização segura.
A presença dos apicultores reforça o papel da atividade, sendo essencial à saúde humana, à renda no campo e à preservação ambiental. Além do mel, o evento conta com cerca de 40 expositores que oferecem uma variedade de mudas frutíferas e ornamentais, além de produtos coloniais típicos da agricultura familiar.
Público poderá adquirir mel artesanal diretamente das associações de apicultores de Faxinal dos Guedes e Quilombo (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

TRANSFORMAÇÃO NO CAMPO ATRAVÉS DA LEGALIZAÇÃO E DA CAPACITAÇÃO
A analista de projetos do Sebrae/SC, Joselita Tedesco Zanella, destacou que os apicultores participantes da feira passaram por consultorias tecnológicas e de gestão, oferecidas pelo Sebrae/SC através de soluções como o SebraeTec, que tem como foco preparar os produtores para atuarem de forma profissional e legalizada, com rotulagem, inspeção sanitária e estrutura adequada para comercialização.
A evolução no setor é evidente durante a iniciativa. O consultor técnico do Sebrae/SC, Neuri Riboli, acompanha o processo de desenvolvimento das associações de Faxinal dos Guedes (15 produtores atendidos/12 toneladas de mel ao ano) e Quilombo (36 famílias atendidas/25 toneladas de mel ao ano). “O avanço é fruto de consultorias personalizadas, respeitando a realidade de cada produtor, com foco em padronização da coleta, envase e legalização”, pontuou Riboli.
QUALIDADE E VALORIZAÇÃO DO PRODUTOR
Na avaliação do presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Quilombo, Julsemar Francisco Toazza, a legalização trouxe reconhecimento e novas possibilidades para a categoria. “Nosso mel é extraído, envasado e rotulado em unidade própria com inspeção, sob acompanhamento de químicos e veterinários. Tudo é feito com rigor técnico e em conformidade com a legislação. Temos parcerias com o Sebrae/SC desde 2011, com análises físico-químicas e microbiológicas, além de oferecerem orientação em campo e nos processos de gestão”, salientou.
O apicultor também reforçou a importância de eventos como a Feira de Mudas para aproximar o produtor do consumidor final, encurtando o caminho entre quem produz e quem consome. “O mel chega a ser vendido no mercado a preços até seis vezes maiores do que o produtor recebe. Precisamos inverter essa lógica para que o produtor seja valorizado e tenha renda justa. Afinal, salvar as abelhas é salvar a vida no planeta, e o produtor precisa ter sustentabilidade para continuar esse trabalho essencial”, afirmou.
CRESCIMENTO PRODUTIVO
O tesoureiro da Associação Faxinalense de Apicultores e Meliponicultores, André Tomaz, relatou que, antes do apoio técnico do Sebrae/SC, a produção era limitada e desorganizada. “Com a direção certa, nossa produtividade por caixa mais que dobrou. Participamos de feiras regionais e até estaduais, como a XXIV Feira do Mel realizada em Florianópolis. São oportunidades de mostrar nosso trabalho e conquistar novos consumidores em um mercado promissor, como o de Chapecó”.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.