- Em formato narrativo, podcast investiga a vida e o legado do autor português com entrevistas de especialistas e poetas, além de leituras de poemas
Em 30 de novembro de 1935, aos 47 anos, morria Fernando Pessoa, um dos maiores modernistas do século 20 — navegando entre a prosa e a poesia. Sabendo disso, o podcast 451 MHz da Quatro Cinco Um vai abordar a trajetória do autor no seu episódio #174, que vai ao ar nesta sexta-feira (28).
Apesar de conhecido na cena literária de Lisboa em vida, Pessoa não chegou a ver o interesse mundial que um dia cercaria a sua obra, publicada quase toda postumamente. Marcando os noventa anos da morte de Pessoa, o 451 MHz preparou um episódio especial, em formato narrativo, que investiga a vida e o legado do poeta português, conhecido por versos antológicos e múltiplos heterônimos. São 136, de acordo com Jerónimo Pizarro, especialista na obra pessoana entrevistado no podcast e coeditor, ao lado de Jorge Uribe, de Obra completa de Ricardo Reis, que reúne toda a prosa e a poesia do primeiro heterônimo de Pessoa, recém-publicado pela Tinta-da-China Brasil, selo editorial da Associação Quatro Cinco Um.
Após a morte do poeta, foram descobertos em seu apartamento mais de 30 mil papéis, escritos em três idiomas e atribuídos a uma centena de autorias diferentes. Eram os famosos heterônimos de Pessoa, como Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.
O podcast também ouviu a professora de letras Ida Alves e os poetas Eucanaã Ferraz e Leonardo Gandolfi. Conta ainda com participações especiais do escritor Eduardo Giannetti e da atriz portuguesa Maria de Medeiros lendo trechos de poemas ao longo do programa.
O episódio em formato narrativo do 451 MHz dedicado a Fernando Pessoa se soma a outros especiais sobre a vida e a obra de grandes escritores publicados pela revista dos livros, entre eles Mário de Andrade, Camões, Elizabeth Bishop e Lygia Fagundes Telles.
O episódio sobre o modernista português tem apresentação de Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, roteiro e entrevistas de Ana Pinho e produção de Beatriz Souza, Clarissa Stycer e Mariana Franco. Também participaram na preparação a editora-executiva Beatriz Muylaert. O som e a mixagem são de Claudia Holanda e Ana Sucha.
A Quatro Cinco Um publica o episódio especial com o apoio do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua e da Lei Rouanet — Incentivo a Projetos Culturais.