- Apesar da tradição na realização no estacionamento do Edifício Consei, novas construções e limitação do espaço mostram que organizadores desse tipo de evento precisam se reinventarem
POR AMARILDO CASTRO
Depois do início de duas grandes construções no chamado ‘Quadradão do Edifício Consei’, no Guará II, a situação mostra que atualmente a organização das duas principais festas no local, o Grande São João do Guará e o São João Guará, precisam, de preferência já para o próximo ano, buscarem alternativas para a realização desses dois eventos em outras áreas na cidade. O fato se deve especialmente devido à construção de dois grande edifícios no local, o que limitou bastante o espaço físico para a realização de ambas as festas.
A prova maior foi o sábado, dia 7 de junho, quando o espaço praticamente não comportou a quantidade de presentes no último evento, O Grande São João do Guará, o que deve se repetir também em qualquer situação semelhante, já que ambas as festas costumam atrair muitos moradores não só do Guará, mas de todo o DF.
A reportagem do Blog do Amarildo apurou que o administrador do Guará, Artur Nogueira, teria tentado convencer os organizadores já este ano em mudar as festas para o Teatro de Arena, recém reformado, mas não houve acordo, e assim, ambas as festas, continuaram com programação para o estacionamento do Edifício Consei. O desafio, segundo apurou a reportagem, seria questões de patrocinadores da festa, que de um modo geral, ainda preferem os eventos no lugar onde estão sendo realizados neste ano de 2025.
A previsão para 2026 pode ser ainda mais pessimista, já que outras novas construções podem vir a ter início na mesma região, embora isso ainda não esteja decido, mas se algum empresário resolver a construir, nada impede, pois ali, os terrenos em volta do quadradão estão todos vendidos.