Francofonia Festival invade Brasil com artistas franceses

by Amarildo Castro
  • Projeto faz parte da Temporada França e Brasil 2025 e tem bandas de rock e eletropop

Metro Verlaine uma das atrações do Francofonia. Foto: Ella Herme/Divulgação

Durante encontro em junho de 2023 em Paris, os presidentes Emmanuel Macron, da França, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, decidiram organizar a Temporada França-Brasil em 2025, com o objetivo de dar um novo impulso à relação bilateral que celebra este ano o 200º aniversário. A Temporada também visa contribuir para respostas conjuntas aos desafios políticos, sociais e ecológicos contemporâneos, além de apresentar a riqueza e diversidade da criação dos dois países.

E por falar em diversidade, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Goiânia, Uberaba e Belém recebem shows especiais de 4 artistas franceses que aportam no Brasil para mostrar seu trabalho em primeira mão. São eles o duo de new wave e punk Gwendoline e de pós punk MetroVerlaine, a vibe eletrônica experimental e pop futurista da DJ SÔNGE e a multi-instrumentista Aluminé Guerrero, que mistura eletro e hip-hop.

Na véspera de feriado, dia 6 de setembro, às 17h30, os duos Metro Verlaine e Gwendoline fazem uma noite roqueira na Infinu (SCRS 506 Conjunto a loja 67/69, Brasília, CEP: 70350515). Os 100 primeiros a chegarem no local entram de graça! Por isso, chegue cedo! Quem entrar depois, pode escolher o quanto quer contribuir, no sistema pague quanto puder.  

A música do Gwendoline não faz concessões. Entre cold-wave punk e sarcasmo cru, a dupla de Brest canta o desencanto contemporâneo com letras molhadas de cerveja e ironia. Depois de um primeiro disco escrito literalmente no balcão do bar, eles voltam com “C’est à moi, ça” (2024) um álbum caseiro e cortante, cheio de hinos para quem já desistiu de agradar. Os refrões grudam como grito de arquibancada – só que o alvo são os clubes de férias, a TV lixo, e eles mesmos.

Metro Verlaine celebra 10 anos de paixão pós-punk com um remix club de Manchester, em homenagem à era Haçienda. Após “POP SAUVAGE” (2024), a dupla normanda já prepara um quarto álbum para 2026. Uma pop sombria, nervosa e romântica, sempre pronta para fazer a melancolia dançar.

O evento conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Instituto Francês e What The France, e integra uma série de ações que celebram a diversidade e a vitalidade das expressões musicais franco-brasileiras.

metro_verlaine.jpg

Serviço:

Francofonia 2025

Com as bandas Gwendoline (FR) e Metro Verlaine (FR)

Data: 06 de setembro de 2025

Horário: 17h30

Local: Infinu (SCRS 506, conjunto a loja 67/69, Brasília, CEP: 70350515)

Ingressos:  100 primeiros entram de graça

Mais informações: https://www.instagram.com/infinubsb/

Postagens relacionadas

Deixe um comentário