GDF reforça ações preventivas para garantir segurança no período chuvoso em Ceilândia

by Amarildo Castro
  • Comitê integrado de órgãos do governo atua de forma antecipada para evitar alagamentos e minimizar impactos das chuvas nas regiões

Na manhã desta terça-feira (21), uma reunião na Administração de Ceilândia reuniu representantes da Secretaria de Obras, além de técnicos e gestores públicos, para alinhar informações sobre o andamento das obras de infraestrutura e discutir ações emergenciais e preventivas que serão realizadas nos próximos dias.

O objetivo de fortalecer as medidas de segurança e prevenção contra possíveis alagamentos, por meio das Administrações Regionais de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e o GDF, em parceria com diversos órgãos do governo, que está intensificando os trabalhos de monitoramento e resposta rápida durante o início do período chuvoso.

Como parte das estratégias de atuação conjunta, será montado um gabinete de monitoramento na região, composto por representantes de diferentes órgãos do GDF. O espaço funcionará de forma integrada para dar mais celeridade e respostas rápidas às demandas causadas pelas chuvas, coordenando ações imediatas de manutenção, limpeza e atendimento emergencial.

De acordo com a Secretaria de Obras, todo o planejamento das ações está baseado em relatórios técnicos e no mapeamento de áreas de risco já identificadas. As medidas incluem a execução de obras estruturantes, serviços de zeladoria intensificados, limpeza de bocas de lobo e galerias, além de campanhas educativas de conscientização junto à comunidade e às escolas locais.

“Esse gabinete de monitoramento vai permitir que os órgãos atuem de forma ainda mais rápida e eficiente. A integração entre as equipes é fundamental para minimizar os impactos e garantir a segurança da população”, destacou João Marcelo, chefe de gabinete da Administração Regional de Ceilândia.

 O administrador regional de Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira, também reforçou a importância da união de esforços. “Ações preventivas, somadas ao trabalho integrado dos órgãos, são essenciais para reduzir riscos e proteger as famílias que vivem nas áreas mais vulneráveis. O GDF está atento e preparado para agir sempre que necessário”, afirmou.

O ciclo de encontros, iniciado em agosto, reforça o compromisso do GDF em atuar de forma planejada e coordenada, envolvendo órgãos como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Novacap, SLU e Secretaria de Educação, entre outros. A meta é minimizar os impactos das chuvas e oferecer mais tranquilidade e segurança aos moradores de Sol Nascente/Pôr do Sol e Ceilândia.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário