Governo do DF lança programa “Horizontes Digitais” com uso de plataforma virtual do Serpro

by Amarildo Castro
  • Objetivo é promover transformação digital nas escolas, oferecendo ferramentas e práticas pedagógicas inovadoras

Na próxima quinta-feira, 25, a Secretaria de Educação do governo do Distrito Federal irá lançar um programa que deve promover a transformação digital na rede de ensino local. O Serpro Virtual, solução que permite o uso remoto de estações de trabalho, será a tecnologia que vai apoiar a concretização dos objetivos do programa, que incluem fomento do letramento digital, implementação de novas soluções de ensino e redução de desigualdades educacionais.

O programa será lançado na abertura do evento Workshop Cultura Digital 2ª Edição, que acontece na capital federal e deve reunir cerca de 300 participantes.

“Trata-se de uma solução que disponibiliza computadores virtuais de alta performance, permitindo que os usuários possam acessar seus aplicativos e dados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet”, explica Anderson Gatinho, gerente do Serpro da divisão de Produtos de Ambiente e Conectividade.

Segundo o gerente, a tecnologia do Serpro torna possível o ensino personalizado em ambientes virtuais de aprendizado, além de contribuir com acesso, inclusão e a capacitação dos educadores. “Todo ambiente fica no datacenter do Serpro, garantindo a segurança, tanto na hospedagem dos dados, quanto na utilização do ambiente virtual”, assegurou. 

Sem equipamentos físicos

Serpro Virtual é uma solução desenvolvida pela empresa pública de TI do governo federal para modernizar e tornar mais segura a infraestrutura de tecnologia da informação de instituições públicas. Oferece ambientes administrativos padronizados e de alto desempenho, que podem ser acessados remotamente, com alto nível de segurança e controle centralizado.

Com ele, órgãos públicos eliminam a dependência de equipamentos físicos tradicionais, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência da gestão de TI.

A solução é ideal para diferentes usos, como atendimento ao cidadão, coworking, além de ambientes educacionais, como laboratórios escolares e plataformas de ensino remoto. Instituições como o Ministério da Educação, Conselho Federal dos Representantes Comerciais, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e prefeituras como as de Palmas (TO), Canoas (RS), Nova Lima (MG) já estão utilizando o ambiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário