- À frente da Administração do Guará há praticamente um ano, gestou diz que Executivo vem fazendo a sua parte, e que principais demandas deste ano ou foram resolvidas ou serão solucionadas em 2024
POR AMARILDO CASTRO
Foi um início difícil, e o próprio administrador do Guará, Artur Nogueira reconhece. Quando ele assumiu o Executivo local, em janeiro deste ano, e sob a desconfiança dos moradores por até então morar na Vicente Pires, o gestor diz que essa fase é passado, e como fez o compromisso de morar no Guará assim que assumisse o cargo, assim o fez, e hoje reside em um apartamento próprio na QI 12.
Na última segunda-feira, 18, Artur Nogueira falou com exclusividade ao Blog do Amarildo sobre as principais demandas do Guará, veja:
Blog do Amarildo – A chegada do senhor à Administração do Guará, em 2 de janeiro de 2023 veio acompanhada de polêmica, em especial porque supostamente residia em Arniqueira, acredita que isso foi superado?
Artur Nogueira – Com certeza. Mas antes, quero deixar claro que hoje moro no Guará, e esse foi o compromisso que fiz com o governador Ibaneis Rocha, de vir morar na cidade em definitivo assim que assumisse o cargo, e hoje estou na QI 12. No entanto, minha história com o Guará já dura mais de 20 anos, e foi aqui meu primeiro emprego no DF, e durante todo esse tempo, mesmo trabalhando fora em outras ocasiões, nunca deixei de frequentar o Guará.
Quando o senhor veio para o Guará, tinha um cargo de secretário de Atendimento à Comunidade, por que escolheu o Guará?
O governador me deu a opção de vir para cá, caso eu quisesse, e eu prontamente aceitei porque tenho um grande carinho pela cidade, me sinto totalmente em casa, boa parte da minha vida já era no Guará, como conta bancária, cabelereiro, entre outras coisas.
Por que acredita que o governador o indicou administrador do Guará?
Porque ele já sabia da minha história com a cidade.
Neste ano de 2023, a questão do desmembramento do Teatro de Arena da PPP do Cave foi o assunto da vez, qual a sua participação nesse processo?
Respeito a todos que colaboraram, mas acredito que eu tive uma participação muito importante nesse processo porque eu fui a pessoa que não perdeu uma só reunião para tratar desse tema junto ao GDF, Ministério Público, Secretaria de Cultura, entre outras andanças. Fui em tudo, participei de tudo e sempre defendendo esse desmembramento. Então foi um conjunto, teve muita gente nessa defesa, mas eu participei de tudo, do início ao fim, mas ainda não acabou, continuarei fazendo minha parte. Temos que lembrar também do empenho da deputada Dayse Amarilio nesse processo, que retirou da PPP também a Casa da Cultura e o Centro de Convivência do Idoso (CCI).
“Temos que garantir que o Teatro de Arena seja realmente do Guará, do povo. E depois, esse teatro precisa ser nosso, não abro mão da Administração do Guará continuar a gerir o espaço, porque a luta foi nossa, e não da Secretaria de Cultura. Nada contra o secretário Cláudio Abrantes, que é um ótimo gestor, mas o Teatro de Arena é nosso, é do Guará.
Artur Nogueira, administrador do Guará sobre a gestão do Teatro de Arena
Então vai ficar com a gente”
Essa questão da reforma do Teatro de Arena, procede?
Sim, já temos verba para isso, uma parte é da deputada Dayse. Depois de reformado, a nossa proposta é levar todos os grandes eventos para o local. Lá, teremos banheiros reformados, boa iluminação e um ambiente adequado para tudo, inclusive as festas juninas de maior porte.
Foi anunciado no meio do ano reforma para praças e parquinhos da cidade, como está isso agora, ainda não foi feito em grande parte…

O recurso está garantido. Estamos apenas fazendo alguns ajustes aqui internamente para que possamos continuar esse trabalho, que será feito com recursos próprios. Antes, tivemos que dar prioridade para a reforma do auditório da Administração, que será entregue ainda este ano totalmente reformado.
A troca da iluminação antiga na cidade por de LED vai continuar?
Sim, faz parte de um pacote de obras, que inclui reforma de alguns ‘próprios’, o auditório da administração, já quase pronto, e também a troca das placas de endereçamento, além dos parquinhos, como já disse antes. Sobre as placas de endereçamento, já colocamos 800 novas.
“Esta semana iniciamos uma ciclovia entre a QE 38 e as novas quadras. É uma parceria entre a administração e o DER. Vai beneficiar todos os moradores daquela região. Além disso, está previsto para 2024 um posto de saúde para essas novas quadras e um escola pública”
Sobre as novas quadras do Guará e melhorias na região
Como ficou a reforma dos parques, em obras anunciadas há três meses?
Sobre o Parque dos Bosques (Eucalíptos) já encaminhamos para a Seduh um plano de reforma, que está prestes a ser aprovado. Em seguida, faremos o projeto de mobiliário urbano para esse parque.
Em relação ao Parque Denner, vamos trocar a iluminação para LED e fazer uma reurbanização. A nossa previsão era para este ano, mas por questões burocráticas, tivemos que adiar para 2024. Tivemos que inserir parte dos recursos no PPA de 2024.
Este ano, o governador Ibaneis Rocha assinou várias ordens de serviço no Guará, como a duplicação da pista que liga o Guará ao Núcleo Bandeirante, passando pela IAPI. Essa obra já foi ‘lançada’ várias vezes em outras gestões. Dessa vez será feita mesmo?
Vai sim. Já temos um canteiro de obras lá, já foi licitada essa obra. É preciso algumas intervenções no trânsito antes que as máquinas destruam o que tem hoje, o gargalo maior é a ponte, que precisa ser ampliada. Mas dessa vez a obra sai.
O senhor costuma dizer que tem um carinho pelo comércio, como é isso na prática?
Foi um ano que trabalhamos muitos para ajudar os nossos comerciantes. São quem emprega, quem gera impostos e renda. Lutamos para liberar alvará, para legalizar, para facilitar a vida desse grupo de trabalhadores, e assim vamos continuar. Fizemos um pacto com os ambulantes, quem já estava, nós legalizamos, mas proibimos a entrada de novos. Assim, nessa área comercial, a cidade, creio, avançou.

Sobre o estacionamento da Feira do Guará, quando sai?
Foi uma reivindicação dos feirantes após projeto que diminuía vagas. Assim, lutamos e conseguimos mudar. Acredito que em até 60 dias estará tudo pronto, com mais de 200 vagas novas par estacionamento.
Qual o recado do senhor para a comunidade?
2023 foi um ano de vitória, de grandes realizações, mas 2024 será ainda melhor. Damos o pontapé para a troca das placas de endereçamento, já chegamos a 70% da troca da iluminação por LED, e até julho de 2024, teremos 100% LED.
Abraçamos todas as causas do Guará, a deputada Dayse teve grande participação, somos aliados pelo Guará, e isso vem mostrando resultados práticos.
No meu dia a dia não pergunto quem votou em quem, e sim o que cada um pode fazer pelo Guará.
No mais quero agradecer à nosso comunidade por tudo e desejar um Feliz Natal e boas festas, iremos trabalhar ainda mais em 2024.