
- Novos edifícios comerciais são erguidos no famoso ‘bairro’ da 10a Região Administrativa, o Guará. Melhorias promovidas pelo Executivo local também dão nova aparência ao local
POR AMAARILDO CASTRO
Uma parte, que até então esquecida dentro da 10a Região Administrativa do DF (Guará), o Setor Lúcio Costa, que foi projetado pelo famoso arquiteto e urbanista, logo após a entrega da primeira parte da construção de Brasília, agora parece que depois de anos ‘adormecido’, foi descoberto por um grupo de empresários, que nos últimos anos compraram lotes na entrada do setor por meio de licitações feitas pela Terracap, e desde então, novos prédios comerciais são erguidos no local.

Diferentemente de outras áreas do Guará, onde ‘brotam’ imensos arranha-céus, o Setor Lúcio Costa, apesar da chegada de novas edificações, continua a preservar sua história e característica de modo geral. Em sua entrada, durante a pandemia, um prédio moderno foi construído para abrigar uma academia, mas não ‘subiu’ como outros arranha-céus do Guará. Agora, um outro edifício com características semelhantes está em construção, e acreditem, também terá uma academia.

Por outro lado, as antigas construções, com prédios de no máximo seis andares, se mantém como referência no setor, trazendo um ar de tranquilidade para os moradores, sem engarrafamentos dentro da quadra e um ar de vizinhança aos estilo do interior.

Além desses dois novos prédios, muitos dos quiosques que ficam em frente à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) também passaram por reformas. Essas mudanças agregadas a novas calçadas feitas pela Administração do Guará, um Ponto de Encontro Comunitário e outras benfeitorias, também valorizaram os comércios mais tradicionais da região.

A Quadra Lúcio Costa já recebeu mais de R$ 3 milhões em investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) entre 2023 e 2024, período da gestão do administrador regional do Guará, Artur Nogueira. São diversas obras de infraestrutura, cerca de 3km de novas calçadas, instalação de meios-fios e drenagem. Além disso, a Administração do Guará também tem investido na qualidade de vida dos moradores da região, com a revitalização de quadras poliesportivas, parques infantis e a instalação de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC).

“Nossa gestão tem um carinho muito especial pela região do Lúcio Costa. É uma quadra acolhedora, de pioneiros e famílias inteiras que há muitos anos pediam essas melhorias. Ainda entregaremos muitas outras conquistas para essa comunidade, aguardem. O GDF segue em ação. O trabalho não para”, destaca o administrador do Guará, Artur Nogueira.

Fundada há 37 anos, a Quadra Lúcio Costa jamais havia visto tantas melhorias em tão pouco tempo. De acordo com um estudo da Universidade de Brasília (UnB), a região conta com mais de 8 mil moradores e é formada por um conjunto de quatro losangos, compostos por 116 blocos de apartamentos, além casas e prédios comerciais.

Leave a Reply