- Concentrados dentro do Parque Denner e um quadradão em frente à QE 40, grupo, segundo comerciantes locais, fazem uso de drogas constantemente, além de, supostamente, furtarem pequenos equipamentos e objetos de lojistas, especialmente materiais colocados em frente às lojas
POR AMARILDO CASTRO
Apesar do clima de tranquilidade que o Guará sempre teve, e da boa qualidade de vida e muitos investimentos, algumas quadras da região administrativa, a RA X, estão preocupando a comunidade tradicional. Nos últimos dias, a reportagem do Blog do Amarildo recebeu ao menos três ligações de comerciantes e moradores da QE 40 e do Polo de Moda, todos relatando o aumento repentino de moradores de rua e jovens e adultos que estariam fazendo uso e tráfico de drogas em plena luz do dia e sob o ‘luar’ da noite.
Antes, a reportagem tem informação de que parte desses moradores de ruas e usuário de drogas estavam agindo perto do Complexo do Cave e na região do Edifício Consei, onde o governo local, juntamente com a Administração do Guará fez uma grande operação de remoção em 2024, mas buscando apoiar às necessidades dos moradores de rua, que supostamente não teriam casa.
Foto abaixo mostra jovens aparentemente se drogando ao ar livre na QE 40: nem luz do dia impede esse tipo de ação

“Eles tocam o terror mesmo, não se intimidam com nada, nem com a polícia, que aparece, mas logo que vai embora, tudo começa de novo. A gente não pode sequer deixar algum produto de exposição em frente à loja que corre o risco de ser furtado, já furtaram alguns objetos”, relatou um comerciante da QE 40, sob anonimato.
Esta semana, a reportagem fez uma visita ao local, e constatou que na entrada da QE 40, perto do Parque Denner, de fato há um grande número de moradores de rua, e haviam jovens aparentemente cheirando algo que poderia ser droga.
No Parque Denner, que não tem guardas (vigia), a situação também é explícita. Em baixo de sombra de árvores, relata um morador, jovens se drogam quase o tempo todo, e nem se preocupam com quem passa por perto, às vezes nem disfarçam, segundo relatos.
Os moradores, no caso do Parque Denner, pedem mais iluminação e dentro do possível, mais rondas da polícia.
O que diz a Polícia Militar
Por meio do Tenente Coronel Passos o 40 Batalhão da Polícia Militar explicou que várias operações e ações já foram feitas na cidade ou estão em andamento para coibir, em especial o tráfico de drogas e inibir o uso em vias públicas na cidade. Ele conta que o 4o Batalhão trabalha no Guará tanto no âmbito preventivo, quanto no âmbito repressivo.
Ele explica que em 2025 a PM conseguiu prender um dos maiores traficantes da QE 40, além de muitas operações que resultaram em outras prisões. Algumas dessas ações contaram com a parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal e até a Polícia Federal. Passos diz que sempre há operações na região da ‘linha do trem’, assim como na QE 40 e Polo de Moda.
Passos diz também sobre que projetos locais, como o Guardião Comunitário, que deve ser instalado em breve, com ajuda da própria comunidade, incluindo parcerias com prefeituras e outras lideranças ajudam a diminuir atos de violência e tráfico de drogas. Ele explica que há projetos voltados para garantir a segurança de pessoas mais vulneráveis, como idosos e mulheres. No caso para denunciar, Passos explica que o morador pode ligar para o próprio 4o Batalhão pelo fone 61 9970-9166 ou o 190.
Foto abaixo mostra ação do governo, juntamente com a Administração do Guará e outros órgãos em 2024: tentativa de solução e ação pela ‘humanização’ da vida. Trabalho deve se repetir nos próximos dias

A posição da Administração do Guará
A Administração do Guará, por meio de nota, informou que vai receber nas próximas semanas uma ação de acolhimento à população em situação de rua, que incluirá diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Durante a operação, as pessoas serão atendidas e receberão ofertas de serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.
Durante as abordagens, o GDF oferecerá diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também serão disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.
A ação fará parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do GDF. Os trabalhos vão envolver as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.