Há 151 dias sem chuvas, brasilienses e moradores do Entorno-DF sofrem com secura e queimadas

Queimada na Região Administrativa de Santa Maria, no DF, na tarde deste sábado, 21: situação de caos continua em toda a região
  • Apesar do controle do fogo no Parque Nacional, que assolou Brasília nos últimos dias, riscos de incêndios continuam grandes e secura atormenta milhares de moradores

POR AMARILDO CASTRO

Na história mais recente de Brasília e Região Metropolitana, não se tem notícias de tantos dias sem chuvas na região. Neste sábado, dia 21, várias cidades do Entorno DF, assim como todas as RAs que ficam próximas à capital federal registraram 100 dias sem chuvas, e com uma secura fora do comum, prejudicando a qualidade de vida da maioria dos moradores da região.

O Distrito Federal completar, conforme levantamento meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), afirna que só vai chover de verdade na região a partir do início de outubro. E reforça que a última vez que choveu no DF foi em 23 de abril deste ano de 2024.

Dessa forma, é esperado pelo menos160 dias sem chuvas, um recorde absoluto nos últimos anos.

O que resta do Parque do Guará com a seca e vários incêndios

Resultados da seca

A situação da seca só não é pior porque até o início de abril, com a abundância de chuvas do período anterior, reservatórios do DF estavam cheios, e assim, não foi preciso, até agora, fazer racionamento. No entanto, queimadas como no Parque Nacional, Parque do Guará, Parque do Riacho Fundo e diversas outras regiões do DF já arrasaram o verde local.

Produtores rurais também reclamam da seca e da dificuldade para produzir alimentos, sendo necessário recorrerem a várias técnicas para não deixar lavoras secarem. A esperança agora é que a chuva volte o quanto antes.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*