Há três dias, fogo destrói Reserva da Marinha, no DF. Bombeiros tem 120 homens no combate

by Amarildo Castro
  • Há vários focos de incêndios, que vão desde às proximidades da BR 040, às margens do Ribeirão Saia Velha

POR AMARILDO CASTRO

Há quase três dias um gigantesco incêndio castiga a Reserva da Marinha, que fica atrás da Região Administrativa de Santa Maria, e nas proximidades do Park Way, no Distrito Federal. O incêndio teria começada na sexta-feira (não se sabe o horário exato) e neste domingo, dia 14 de setembro, continua destruindo a vegetação de Cerrado, que deveria estar preservado.

Nas últimas horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) combate o fogo com 12 viaturas, 120 militares e duas aeronaves, mesmo assim, os focos de incêndios no final da tarde deste domingo, 14, ainda não haviam sido controlados.

Cenas da destruição ao lado da DF-140: quase três dias de incêndio

A reportagem do Blog do Amarildo visitou o local nas proximidades da área conhecida como ‘Chifrudo’ (devido ao monumento que fica na parte externa da reserva, ao lado da BR 040) e constatou a grande destruição. Árvores retorcidas, cupinzeiros queimados, macacos correndo do fogo e um trabalho intenso do Corpo de Bombeiros foram flagrados pela reportagem, além de aviões utilizados no combate.

Um soldado do Corpo de Bombeiros, que preferiu não se identificar, afirmou que devido ao vento e à vegetação muito seco, o incêndio é de difícil controle.

Desde a noite da última sexta-feira, dia 12, cidades próximas ao incêndio, como Valparaíso de Goiás estão tomadas pela fumaça

A reportagem flagrou ainda muitos quilômetros de vegetação destruída em incêndios anteriores, tanto dentro da Reserva da Marinha quanto às margens do Ribeirão Saia Velha, entre a própria Marinha e a DF 140, que faz ligação do ‘Chifrudo’ à Cidade Ocidental. Pura destruição.

Fumaça em toda a reigião

Além da destruição em massa do Cerrado, o grande incêndio deixa uma nuvem de fumaça sobre as cidades vizinhas, como Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e a Região Administrativa de Santa Maria.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário