- Com iniciativas voltadas à juventude do campo, entidade projeta novas turmas e reforça compromisso com a qualificação profissional rural
Os associados fundadores e contribuintes do Instituto Crescer Legal participaram, nesta quarta-feira (3), em Santa Cruz do Sul (RS), da Assembleia Geral Ordinária, ocasião em que foi apresentado o plano de trabalho da entidade para 2026. A gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf, conduziu a exposição dos principais resultados obtidos ao longo de 2025 e detalhou as ações previstas para o próximo ano.
Segundo ela, o desempenho alcançado reforça a solidez do planejamento institucional. “Estamos alicerçados em um plano estratégico muito consistente, e isso é o que sustenta o trabalho de excelência realizado pela equipe e o sucesso dos nossos programas”, comenta. “Nesse ano em que celebramos os 10 anos do Instituto, a pesquisa externa de avaliação de impacto comprovou a transformação profunda e duradoura que conseguimos proporcionar aos adolescentes do meio rural”.
Nádia destacou que, em 2025, o Instituto registrou o melhor índice de conclusão do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, desenvolvido por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. “Dos 169 aprendizes que iniciaram em março, 165 serão certificados na próxima semana, demonstrando o quanto as atividades são significativas para os jovens”, celebrou. Confira os principais resultados dos programas do Instituto em 2025 e as perspectivas para 2026:
Programa de Aprendizagem Profissional Rural
Em 2025, dos 169 aprendizes matriculados, 165 serão certificados, em 8 turmas sediadas em: Vera Cruz, Gramado Xavier, Arroio do Padre, Passa Sete (RS), Itaiópolis e Canoinhas (SC) e São João do Triunfo (PR). Para 2026, serão mais de 170 cotas de aprendizagem disponibilizadas, em 8 novas turmas: Vera Cruz, Passa Sete, Boqueirão do Leão, Sinimbu e Dom Feliciano (RS), Canoinhas e Mafra (SC) e São João do Triunfo (PR).
Programa Nós Por Elas – A voz feminina do campo
Em 2025, 8 egressas participaram, oriundas de Novo Cabrais e Gramado Xavier (RS), Itaiópolis (SC) e São João do Triunfo (PR). Realizado virtualmente, entre agosto e outubro, o programa resultou na produção de 4 boletins de rádio. Os temas abordados incluíram a herança cultural feminina; feminicídio; relacionamento amoroso na era digital; e a sucessão familiar feminina no meio rural. Para 2026, estão previstas dez vagas para egressas dos anos de 2024 e 2025 dos três estados do Sul. O programa deve acontecer entre julho e outubro, em formato híbrido.
Programa de Acompanhamento de Egressos
Em 2025, o Instituto manteve o vínculo com jovens formados, oferecendo oportunidades de participação em feiras, eventos de integração com atuais aprendizes e iniciativas voltadas à sucessão rural, conduzidas em parceria com entidades associadas, o que deve se repetir em 2026.
Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo
Pela primeira vez o programa foi realizado com uma turma interestadual, com a participação de 11 professores de escolas rurais de Vera Cruz (RS) e São João do Triunfo (PR). Foram 6 encontros realizados em formato híbrido, de maio a novembro, modelo que deve ser novamente adotado em 2026.