Evento ocorreu na manhã da última sexta-feira, dia 12 de dezembro e contou com a presença dos alunos da instituição, que abriga cerca de 340 crianças em tempo integral
POR AMARILDO CASTRO
Os alunos da Creche Cantinho do Girassol, em Ceilândia, no Distrito Federal tiveram uma manhã de muita diversão, entretenimento e aprendizagem com a apresentação do projeto Turma do Tonzinho, que na prática, tem como responsável, pela atração, o Instituto Cultural Mamãe Taguá, que vem nos últimos anos, apoiando várias causas sociais, e dando destaque também para a Educação. O trabalho tem à frente o experiente Jorge Cimas e outros diretores do Mamãe Taguá, além de parceiros, como o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, Paulo Henrique Nadiceo, entre outros apoiadores. Destaque ainda para o deputado Ricardo Vale, que também apoia a Educação local e visitou a apresentação.
Jorge Cimas (D), com Tom (Centro) e Paulo Henrique (E): parceria pelas crianças
Presente no evento e muito atenta à apresentação, a diretora da Creche Cantinho do Girassol, Débora Santos explicou que a apresentação do Projeto Turma do Tonzinho trouxe para a instituição, especialmente aos alunos, um momento mais divertido na interação com os alunos, e uma forma alegre para reforçar os ensinamentos básicos de educação comportamental aos alunos. “Ensina algumas coisas que podem e não podem ser feitas no cotidiano, e isso usando a música e o teatro como pano de fundo, é um projeto muito bonito, interativo e bom para as crianças”, relatou.
A diretora da Creche Girassol, Débora Santos
Participante da diretoria do Instituto Cultural Mamãe Taguá, que há mais de dez anos dá suporte aos projetos iniciados há 27 anos pela agremiação Mamãe Taguá, e que nos últimos anos intensificou as ações sociais, Jorge Cimas explica que a propostas de atender às escolas com projetos culturais e com cunhos educativos é uma proposta antiga, e que está cada dia ganhando mais força, inclusive com apoio institucional da Câmara Legislativa.
A apresentação da patrulha canina entre os destaques do show
“Aqui, com apoio desse projeto, Turma do Tonzinho, as crianças aprendem um pouco mais sobre bons costumes e atividades saudáveis, além de aprendizagem lúdica sobre questões mais complexas, como o racismo e o respeito ao ser humano, é um trabalho que vem desde cedo ensinar as crianças sobre respeito e valores”, disse Jorge Cimas.
O deputado Ricardo Vale, apoiador do projeto
O trabalho contou com a presença de representantes também da Secretaria de Educação do Distrito Federal, encabeçados por Jaqueline Aguieiro, gestora de políticas públicas, que disse ter ficado encantada com a apresentação. “Tudo muito lindo, organizado e divertido, todos estão de parabéns”.
Projeto Turma do Tonzinho
O projeto Turma do Tonzinho, que é encabeçado pelo próprio Tom, que criou o projeto há dois anos, e tem como base o cotidiano os alunos das creches, onde as apresentações buscam, de forma lúdica agregar ensinamentos de comportamento, cultura e também um pouco de lazer.
Apresentação acompanha banda que toca músicas infantis
A gente está ampliando o projeto para todo o DF, e no futuro queremos expandir para todo o Brasil”, disse Tom. O projeto acompanha ainda um interprete de libras, uma banda e uma patrulha canina em forma de bonecos animados.
Interpretação de libras também faz parte do projeto