Agenda científica no Reino Unido, promovida pela Demà Aprendiz e Governo de Goiás, inclui encontro com pesquisadores brasileiros
| Em Oxford, estudantes goianos do programa Aprendiz do Futuro conhecem rotina de pesquisadores brasileiros |
Outubro, 2025 – Os 12 jovens goianos do programa Aprendiz do Futuro seguem a agenda pedagógica no Reino Unido com uma visita à Universidade de Oxford, um dos mais tradicionais centros de ensino do mundo. No centro acadêmico, o grupo, premiado por seu destaque em um desafio de matemática, teve um encontro com representantes da Sociedade Brasileira em Oxford para debater as perspectivas da ciência, a rotina de pesquisadores brasileiros na instituição e o potencial inspirador das possibilidades da educação.
- A visita a Oxford marca o ponto alto da imersão científica do programa de intercâmbio “Caminhos da Ciência”, liderado pela Demà Aprendiz, em parceria com o Governo de Goiás. Desde que desembarcaram em Londres, na última semana, os estudantes participaram de uma programação que incluiu visitas ao Museu de Ciências e ao Museu de História Natural, uma visita oficial à Embaixada Brasileira em Londres, e uma vivência histórica no Ragged School Museum, que recria o ambiente de uma escola da Era Vitoriana.
Juan Moreno, diretor-geral da Demà, explica que a visita a Oxford representa um marco na jornada dos jovens aprendizes.
“Nosso propósito é aproximar a juventude das práticas que movem a ciência e a inovação no mundo. Quando esses estudantes entram em contato direto com pesquisadores e vivenciam ambientes como Oxford, eles percebem que conhecimento também é ação — é o que transforma ideias em soluções e sonhos em oportunidades reais. Esse é o espírito do Caminhos da Ciência: mostrar que o talento brasileiro pode dialogar com o que há de mais avançado no cenário global”, explica.
Para a jovem aprendiz Milleny Souza, 16 anos, de Itapuranga, a visita já representa um ponto de virada para os participantes.
“Viver essa experiência é algo único e que, sem dúvida, vai transformar as nossas vidas e a nossa visão de mundo. Estar perto de brasileiros que, por meio da educação, conquistaram o espaço deles em Oxford nos inspira a seguir o mesmo caminho e aproveitar cada oportunidade”, afirmou.
A pesquisadora brasileira Marcela Alves, doutoranda na Universidade de Oxford e integrante da Sociedade Brasileira em Oxford, recepcionou os estudantes e comentou o valor da iniciativa.
“É uma honra muito grande receber esses estudantes aqui. Eu me reconheço no olhar de encantamento deles, porque também sonhei em viver algo assim. Poder sair do livro e ver a história com os próprios olhos é transformador. Eles estão tendo uma oportunidade única, com acesso à informação e a experiências que ampliam o futuro. Com o suporte que têm hoje, está tudo nas mãos deles para dar certo”.
A coordenadora do programa Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, que acompanha os jovens na viagem, ressalta o papel transformador da educação e o significado de estar em um dos maiores centros de conhecimento do mundo.
“Eles sabem que a educação é o que transforma vidas. A permanência na escola é o primeiro passo para conquistar oportunidades como esta. Estar na Universidade de Oxford, uma instituição com quase mil anos de história, é a prova de que tradição e inovação caminham juntas. A educação dá cidadania, amplia horizontes e mostra que, com estudo e determinação, tudo é possível”, afirma.
A programação, que segue na Inglaterra até o dia 31 de outubro, ainda inclui um workshop sobre o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e visitas culturais a locais como Stonehenge e o Museu Britânico.
Esta é a terceira edição do intercâmbio internacional promovido pelo programa Aprendiz do Futuro, que já levou estudantes para Paris e Barcelona. A iniciativa visa oferecer oportunidades únicas aos jovens que se destacam em suas atividades, conectando a educação com vivências práticas e uma perspectiva global.
Sobre a Demà
A Demà está presente em todos os estados brasileiros, fomentando a educação, a distribuição de renda e o protagonismo juvenil a partir da inclusão laboral e produtiva. Há mais de 30 anos em atividade, a instituição consolida tecnologia social com o atendimento de mais de 300 mil famílias e certifica a implantação do programa na Europa. A organização oferece uma tecnologia social, integrada a uma Aliança Global e desenvolvida em parceria com a União Europeia em seis países: Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Suécia e Holanda. A Demà Aprendiz é sinônimo de transformação social positiva na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade, aliando tecnologia, educação, oportunidade e geração de renda. Desde 2023, a instituição é parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Fundación SES (Argentina), e líder, no Brasil, das ações de promoção dos valores olímpicos aplicados ao mundo do trabalho educativo por meio do módulo Educação, Esporte e Meios de Vida.