Kathiê Librelato conquista o título de campeã brasileira de xadrez

by Amarildo Castro

A WIM Kathiê Librelato (SC) é a nova campeã brasileira de xadrez. Em uma campanha sólida ao longo das nove rodadas, a catarinense somou 8 pontos — resultado de sete vitórias e dois empates — e garantiu o sonhado título nacional feminino. A edição 2025 do Campeonato Brasileiro reuniu 77 jogadoras de todas as regiões do país, entre os dias 5 e 10 de dezembro, no Recife.

Após a conquista, Kathiê celebrou o momento mais importante da carreira.
“Após bater na trave algumas vezes, veio finalmente o título no maior evento do calendário nacional feminino. É uma felicidade enorme! Agradeço imensamente ao apoio da Librelato e da Fesporte e ao suporte do meu esposo e família — sem eles nada disso seria possível. Estou muito honrada também por novamente conquistar a vaga para as Olimpíadas de Xadrez”, afirmou.

A vice-campeã foi a FM Julia Alboredo (SC), que também assegurou vaga para as Olimpíadas de 2026, no Uzbequistão. Julia somou 7,5 pontos em nove partidas, com seis vitórias e três empates, além de ganhar dois pontos de rating. “Bati na trave mais uma vez, depois de uma disputa acirrada pela liderança até a última rodada. Mas deixo meus sinceros parabéns à Kathiê pelo incrível torneio e pelo seu primeiro título brasileiro. No geral, fiquei muito feliz com a qualidade das minhas partidas e por perceber que o trabalho duro tem dado resultados”, comentou nas redes sociais.

O pódio foi completado pela WFM Agatha Hurba Nunes (SC), que conquistou o bronze com 7 pontos e garantiu a terceira vaga olímpica. A competição foi considerada histórica pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), tanto pelo nível técnico quanto pelo recorde de participantes, representando 13 estados: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo, destacou a força do xadrez feminino. “A 64ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino representa um marco para o xadrez nacional. Tivemos um torneio vibrante, com número recorde de participantes e presença de enxadristas de todas as regiões do país — um verdadeiro retrato da força e diversidade do xadrez feminino brasileiro”, revelou.

O dirigente parabenizou as vencedoras e destacou a organização da Federação Pernambucana de Xadrez. “Parabenizo todas as atletas pela dedicação e espírito esportivo, em especial as três campeãs que conquistaram a vaga para a Olimpíada de 2026 e destaco ainda o trabalho exemplar da Federação Pernambucana de Xadrez e a organização conduzida por Rodrigo Yoshio, que acolheram o evento com excelência e hospitalidade. Este campeonato não foi apenas uma competição: foi um passo firme na construção de um futuro mais forte e inclusivo para o xadrez brasileiro”, comentou.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário