Pelo lago visa frear volume de água que é despejada por uma manilha que atravessa a DF 290, em direção ao bairro São Bernardo
POR AMARILDO CASTRO
Uma obra sem o devido planejamento, feita pelo Governo do Distrito Federal sobre a DF-290, onde foi instalada uma grande tubulação para descarregar parte das águas fluviais que caem em um terreno em Santa Maria, virou um grande problema para os moradores de Valparaíso de Goiás, especialmente os que residem no bairro São Bernardo, onde essa água é despejada sem nenhum critério.
Por ali, a tubulação atravessa a DF 290 e cai sobre um antigo campo de futebol de terra batida. Logo após perceber que estava prejudicando os moradores de Valparaíso, o GDF, ainda não se sabe se foi por meio da Administração de Santa Maria, fez uma lagoa logo na caída da água para tentar contar o grande volume de enxurrada que atravessa a via.

No entanto, o que parecia ser uma boa solução, mais uma vez trouxe problemas. A reportagem do Blog do Amarildo recebeu informações de que crianças pequenas estavam se banhando no local, que tem águas bastante poluídas. Além disso, muitos cachorros de rua também começaram a frequentar a lagoa para beber água. “É de fato um problema, estamos em busca de uma solução, não só para essa questão da água, mas também sobre essas crianças entrando nessa lagoa, o que traz riscos de doenças”, informou o secretário de Infraestutura da Prefeitura de Valparaíso, Dr. Marcus Vinícius.
O secretário disse que tenta uma reunião com representantes do GDF e da Administração de Santa Maria para discutir o tema. “Teremos que, de emergência, cercar aquela lagoa, que vem trazendo muitos problemas, mas a solução passa por uma questão mais séria, ali faltou planejamento por parte do GDF, e agora a gente precisa achar uma solução”, disse em rápida entrevista a este canal na segunda-feira, dia 30 de janeiro.