- Atividades reuniram jovens do Entorno e de Goiás nos dias 7 e 8 de julho, como parte da mobilização popular rumo à COP30
Luziânia foi palco, nos dias 7 e 8, de importante plenária regional que integra a mobilização nacional da sociedade civil rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). O evento contou com a presença de jovens lideranças do Entorno do Distrito Federal.
Com o lema “Juventudes do Cerrado rumo à COP30”, os encontros ocorreram no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Luziânia e fizeram parte da agenda da Cúpula dos Povos, iniciativa paralela à COP organizada por movimentos sociais, ambientais e populares. A proposta é amplificar as vozes das juventudes e dos territórios nos debates sobre justiça climática e ambiental.
A programação contou com rodas de conversa e mesas temáticas que abordaram questões como as propostas que o Brasil levará à conferência internacional e os desafios climáticos dos principais biomas brasileiros. Os participantes também realizaram uma visita à Trilha dos Escravos, importante ponto turístico e área de preservação do Cerrado no município.
Evento contou com a participação de muitos jovens

Durante as plenárias, sete jovens se apresentaram como candidatos para representar o bioma Cerrado na COP30. Após falas sobre suas trajetórias, propostas e motivações, foi realizada uma votação entre os participantes. Os eleitos foram Lorena Mathye, moradora de Luziânia, e Daniel Ildefonso, morador do Cruzeiro (DF).
Ao receber o evento, Luziânia reforça seu papel como agente ativo no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção de políticas públicas sustentáveis. A cidade tem se consolidado como espaço de diálogo e construção coletiva em torno das causas ambientais e da valorização dos saberes territoriais.
Colaboração da Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Luziânia