Mais de 90% dos fotógrafos brasileiros dependem das redes sociais para atrair clientes, segundo Aftershoot

by Amarildo Castro
  • Pesquisa inédita traçou as tendências da indústria fotográfica brasileira de 2025

Os fotógrafos brasileiros têm apostado cada vez mais no marketing orgânico como principal estratégia para divulgar seu trabalho. Segundo uma pesquisa iniciada da Aftershoot, plataforma criada para agilizar o fluxo de trabalho dos fotógrafos, 92% utilizam redes sociais para atrair novos clientes, enquanto apenas 33% recorrem a anúncios pagos. Com o objetivo de identificar tendências na indústria fotográfica do Brasil, o estudo ainda apontado que além das redes, 82% dos fotógrafos identificam na indicação de clientes como um dos principais meios para captar novos trabalhos.

Entre os fotógrafos entrevistados, a maioria (89%) são profissionais que atuam na área há mais de 5 anos. Suas principais áreas de especialização incluem eventos (68%), casamentos (63%) e retratos (35%). Além disso, a maioria adquiriu suas habilidades por meio de cursos especializados (64%) e workshops (55%), enquanto apenas 17% estudaram fotografia na faculdade.

A pesquisa também mostrou que mais de um terço (35%) dos fotógrafos brasileiros entregaram fotos editadas aos clientes em menos de uma semana. O dado chama a atenção quando comparado à mídia global: apenas 13% dos fotógrafos no mundo concluíram a edição nesse mesmo prazo, conforme indicado no relatório Tendências da Indústria Fotográfica 2024 , também realizado pela Aftershoot.

Esse cenário está diretamente relacionado ao perfil do fotógrafo brasileiro, caracterizado por volumes expressivos de produção. Uma pesquisa local mostrou que 64% dos profissionais capturaram de mil a 3 mil imagens por evento, patamar superior à média global de 46% nessa faixa. Além disso, 20% dos brasileiros chegam a produzir até 6 mil fotos por trabalho, evidenciando uma demanda significativa por eficiência nos processos de seleção e edição.

O investimento em equipamentos também é um aspecto relevante da atividade profissional: 37% costumam gastar entre R$ 6.500 e R$ 16.500 por ano, 27% entre R$ 3.050 e R$ 6.500, e 20% menos de R$ 3.050.

Os resultados reforçam a importância crescente da presença digital para fotógrafos que buscam ampliar sua visibilidade e conquistar novos clientes. Ao mesmo tempo, esperamos que os profissionais saibam navegar em um mercado altamente competitivo e marcado por altas demandas de produção e agilidade na entrega.

Nesse contexto, a necessidade de ferramentas impulsionadas por inteligência artificial, como o Aftershoot, está crescendo – uma vez que ajuda a gerenciar tarefas desmoralizadas, como a seleção e edição de imagens. Entre os entrevistados, 63% utilizam regularmente recursos de IA. Esses softwares otimizam tarefas demoradas, como seleção e edição de imagens, otimizam o fluxo de trabalho e permitem entregas mais rápidas sem comprometer a qualidade.

A pesquisa da Aftershoot contribui para compreender o cenário atual em relação às transformações do setor e aos desafios enfrentados pelos profissionais brasileiros na atualidade.

Sobre o Aftershoot

Aftershoot é um software inovador de seleção, edição e retoque de fotos com tecnologia de IA, desenvolvido para ajudar fotógrafos em seu fluxo de trabalho de pós-edição. Fundada em 2020, a Aftershoot foi criada com a missão de facilitar a vida dos fotógrafos por meio da tecnologia. Uma plataforma que ajuda as partes mais demoradas do pós-processamento, permitindo que os fotógrafos se concentrem no que amam ou até mesmo invistam em seus negócios. A plataforma possui três módulos principais: AI Culling para seleção inteligente de imagens, AI Edits para edição consistente e o futuro AI Retouching, um novo modo projetado para capacitar os fotógrafos ao lidar com a parte monótona das rotinas de retoque pós-processamento com tecnologias avançadas de IA.

Saiba mais sobre as ferramentas de IA do Aftershoot e seus recursos mais recentes em https://aftershoot.co/brazil .@sherlockcomms.com

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