Mais uma vez Pacotão mostra por que é o bloco mais irreverente do DF ao fazer paródia com o 8 de Janeiro

by Amarildo Castro
  • Tradicional bloco carnavalesco do Distrito Federal percorreu parte da W3 Sul e Norte na última terça-feira, 13, com trio elétrico elétrico acompanhado por milhares de foliões. Antes, teve concentração na 302 Norte. A parada final foi a 502 Sul

POR AMARILDO CASTRO

O carnaval 2024 no Distrito Federal chegou ao fim na última terça-feira, dia 13, com vários eventos pela cidade. Mas nenhum outro bloco carnavalesco, como ocorre há vários anos na reta final, chamou mais atenção do que o Pacotão. Os foliões ser reuniram na 302 Norte para depois percorrerem cerca de dois quilômetros até a 502 Sul, onde a festa continuou.

Concentração do Pacotão ocorreu na 302 Norte: sucesso que já dura mais de três décadas

Mas antes de falar da parada final, teve muita coisa boa na concentração e no percurso. O início da festa foi marcado pelo presidente da agremiação, Marcelo Silva e equipe na comercial da 302 Norte. Ali foi posicionado um trio elétrico elétrico enorme. Mas isso só não bastava. Uma batucada de amigos começou uma apresentação em frente a uma esquina do comércio e nunca mais parou. Ao mesmo tempo, um jipe bem antigo foi posicionado no meio da rua com um boneco gigante. E para não perder seu DNA, a Banda Pacotão entoou uma marchinha que fazia crítica à invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. Na poesia, rimas em defesa da democracia.

Marcelo Silva (de vermelho) herdou do pai,  Joka Pavarotti o gosto pelo carnaval. Ele é o atual presidente do bloco, mas sempre conta com apoio de vários amigos

E assim, folião e mais folião chegavam. E não tinha essa questão de idade, gênero, cor, isso aquilo… O bloco se mostrou do início ao fim uma agremiação de encontro de raças, cores, culturas e todo tipo de gênero.

“Aqui a gente se sente bem porque é um bloco da diversidade, uma festa linda e maravilhosa”, disse Claudiane, que marcou presença com a entiada Luana, que também deu sua opinião: “Todo mundo muito igual, ninguém julga ninguém, muita alegria e eu estou muito feliz em poder participar mais uma vez.

Claudimar Soares, moradora do Guará desfila como Rainha do Pacotão há vários anos

]A festa foi correndo solta, era possível ver também o bloco do vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale, que levou para as ruas uma mensagem contra o machismo. Com folders, seu grupo reforçava que ‘não é não’, numa alusão a muitos homens que querem forçar mulheres à paquera no carnaval ou até mesmo utilização da violência. “A gente tem que levar essa mensagem do respeito e da educação”. disse Ricardo.

A foto icônica do Pacotão, no ‘funil’ da W3 Norte/Sul

Sr. Lino Francisco dos Santos, de 81 anos, aproveitou a tradição do Pacotão, a irreverência e levou para a avenida recortes de jornais e revistas com políticos tradicionais. “Eu gostava muito do Juscelino Kubitschek, porque construiu Brasília. Depois gostei também do Fernando Henrique que acabou com esse negócio de importar gasolina. E por fim, o Joaquim Roriz, que foi um grande governador”, citou.

Sr. Lino, que levou para a avenida recortes de jornais e imprensa à moda antiga mostrando políticos que ele considera homens do bem

Visita de políticos e moradores da Região Metropolitana

Além de alguns políticos conhecidos na cidade, como o ex-deputado Roberto Policarpo, muita gente da Região Metropolitana Sul também marcou presença. “O presidente do SINDSEPEM/VAL e dirigente do Psol, Marcilon Duarte, também prestigiou o evento. Segundo o militante de Valparaíso, esse bloco representa a luta por um país mais justo e longe de toda forma de discriminação.

, O presidente do SINDSEPEM/VAL, Marcilon Duarte, com a família: “Luta por um país justo”

Pela longa história com o bloco, a moradora do Guará, Claudimar Soares mais uma vez foi escolhida a rainha de samba do grupo. Ela desfilou durante todo o percurso no alto do trio elétrico que guiou os foliões. “É um momento muito especial para min, poder estar aqui em cima desse trio ajudando na animação não tem palavras para definir este momento”, citou.

Desfile teve ainda bandeira contra o racismo

O presidente do bloco, Marcelo Silva disse que fica muito à vontade, dando sequência a uma tradição na cidade e uma história familiar. “Meu pai começou tudo isso aqui, e hoje infelizmente ele não está entre a gente, mas eu continuo fazendo minha parte em levar alegria para o povo”, relatou.

Libertação do povo palestino e tradições do Nordeste do Brasil também foram causas em destaque

O evento Carnaval Bloco Pacotão foi realizado pela Organização da Sociedade Civil Amigos do Futuro, com a poio do GDF, da Secretaria de Economia Criativa do DF e da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília. A cobertura para divulgação ficou a cargo da Rádio Atividade FM, Blog do Amarildo e veículos da mídia tradicional do DF, também aberto a todos jornalistas e influencers digitais.

GALERIA DE FOTOS

Postagens relacionadas

Deixe um comentário