VALPARAÍSO / Marcus Vinicius pede ‘socorro’ à Goinfra para continuar obra do viaduto sobre a BR 040

  • Pedro Sales, que comanda a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, visitou na tarde desta terça-feira a obra do novo viaduto sobre a BR 040 e disse que estuda uma forma de colaborar para que a obra siga em frente

POR AMARILDO CASTRO

Embora desde que começou de fato, por volta do mês de julho de 2024, uma das maiores obras da Região Metropolitana do Distrito Federal, o novo viaduto sobre a BR 040, em Valparaíso de Goiás, embora tenha sido divulgada nas últimas semanas pela prefeitura local como uma grande conquista para a cidade, a obra em si, apurou a reportagem do Blog do Amarildo, tem desafios para seguir em frente devido à falta de verba.

Dessa forma, foi uma surpresa na manhã desta terça-feira, dia 22 de abril, a visita do presidente da Goinfra, Pedro Sales, ao local. Antes, em reunião na prefeitura no Novo Gama, para anunciar volta da obra da ponte do Pacaembu/Pedregal, Sales disse a vários jornalistas que visitaria a obra do viaduto da BR 040 a convite do prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius, que teria relatado a Sales, dificuldades financeiras para tocar a obra.

Em uma breve consulta ao Portal da Transparência, a reportagem do Blog do Amarildo apurou que até dezembro de 2024, quando a gestão ainda era do ex-prefeito Pábio Mossoró, foram pagos à obra 25,85% do valor contratado, restando para Marcus Vinícius, o novo gestor, 74,15% do valor do contrato 100.137/2023. A entrega prevista inicialmente era para 19 de setembro de 2024.

Pedro Saltes, presidente da Goinfra, durante visita ao Novo Gama na manhã desta terça-feira, dia 22 (foto de Graciliano Cândido)

Neste ano de 2025, a reportagem ainda não teve acesso aos valores pagos, mas o pedido de ‘socorro’ de Vinícius à Goinfra mostra o gigantesco desafio para a conclusão da obra, que a essa altura, já está atrasada há mais de seis meses, já que a entrega oficial estava prevista para o final de setembro de 2024. Com mais otimismo, foi remarcada para dezembro do mesmo ano, mas também não deslanchou.

Suposta ajuda do Governo de Goiás

Embora não tenha entrado em detalhes, Pedro Sales garantiu que vai estudar o caso com atenção porque essa é uma importante obra para todo o Estado de Goiás. “O que a gente puder fazer, vamos fazer, não podemos deixar a obra parada”, finalizou.

Na prática, a obra ainda não está parada, mas Sales foi ‘avisado’ sobre o risco da descontinuidade.

Sales ainda disse que visitaria a famosa voçoroca ao lado da BR 040, que ameaça ‘engolir’ a via. “Sei da gravidade, vamos passar a acompanhar de perto, apesar de um processo na Justiça”, disse Sales.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*