- Estudo aponta que apenas 5% dos estudantes do ensino médio tem o nível adequado de aprendizagem na disciplina
Com a proximidade das provas do ENEM 2025, a matemática costuma ser vista como a grande vilã de muitos estudantes. No entanto, sua importância vai muito além da prova específica, podendo se tornar um fator decisivo para a aprovação.
Longe de ser apenas um conjunto de fórmulas e números, a matemática é uma disciplina-chave para desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas, habilidades essenciais para o exame como um todo. Para transformar a matemática em sua aliada, é preciso ir além da memorização e adotar estratégias de estudo mais eficientes.
De acordo com um estudo feito pela ONG Todos Pela Educação com o Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), tendo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, somente 5% dos estudantes do ensino médio no sistema público apresentaram um nível adequado de aprendizagem em matemática.
“Essa matéria tem um papel central no desenvolvimento de competências que se aplicam a outras áreas do conhecimento. O raciocínio lógico e o pensamento crítico aprimorados durante o estudo de matemática impactam diretamente disciplinas como Ciências da Natureza, que exigem a interpretação de gráficos e dados, e até mesmo Ciências Humanas, onde a análise de informações estatísticas é importante”, explica Marcelo Filho, coordenador de matemática da Rede Alfa CEM Bilíngue.
Como estudar matemática?
Para superar o desafio de estudar essa disciplina, o educador aponta diversas estratégias de estudo, desde gestão de tempo até estudos colaborativos, assim como a resolução comentada de questões de exames anteriores.
“Uma das ferramentas para isso é o direcionamento do aluno para um grupo de listas que depende da sua proficiência atual e também para um grupo anterior, que serve como revisão, permitindo que ele corrija sua coerência em relação àquela avaliada pelo Enem. Conforme o aluno for avançando, mudamos o grupo de proficiência em que ele está estudando, e o grupo anterior passa a ser utilizado como revisão”, exemplifica o coordenador.
Segundo o educador, é de suma importância focar naquilo que realmente importa, criando listas de questões por assunto, priorizando os temas mais recorrentes no Enem. “A prática leva à perfeição, e a melhor maneira de se familiarizar com o estilo da prova é resolvendo exames anteriores. A resolução comentada é uma etapa fundamental nesse processo, pois permite que você compreenda seus erros e acertos, fortalecendo sua aprendizagem”, comenta.
A gestão de tempo é um ponto relevante e para melhorá-la, fazer simulados cronometrados é importante para treinar a agilidade e a concentração, habilidades que farão toda a diferença no dia da prova.
“Muitos estudantes se deparam com desafios ao estudar matemática, como a ansiedade ou a falta de base conceitual. Para superar isso, a prática constante e o apoio motivacional são essenciais. Já a falta de base pode ser resolvida com uma retomada sistemática dos conteúdos mais essenciais”, aponta Marcelo Filho.
O desenvolvimento da autonomia do estudante é um fator decisivo nesse processo e nesse cenário, o estudo colaborativo também é uma ótima maneira de aprender. O trabalho em grupo permite a troca de estratégias de resolução e fortalece o aprendizado coletivo.
“Vale destacar que o estudo para o ENEM deve ser planejado e equilibrado. A Matemática é fundamental, mas deve caminhar junto às demais áreas. Um programa de estudos integrado, aliado ao cuidado com a saúde emocional, pode fazer diferença decisiva no desempenho global do estudante”, finaliza o educador.
Sobre a Rede Alfa CEM Bilíngue
A Rede Alfa CEM Bilíngue foi idealizada através do sonho de uma professora de História e tem uma Filosofia Educacional que impulsiona a percepção do aluno, fazendo-o refletir, questionar e principalmente transformar. Hoje, a Rede mantém uma sólida premissa de que o conhecimento humano é o maior tesouro a ser legado para as próximas gerações e que, ao mesmo tempo, a autonomia intelectual oferecerá ao estudante a capacidade de manusear o conhecimento, adquirido e/ou produzido, de maneira única e autêntica. A Rede Alfa CEM Bilíngue aposta na diversificação metodológica para gerar o prazer da aprendizagem, seguida pelo desenvolvimento de múltiplas formas de aprender durante toda a vida, o que permite obter resultados em primeiro lugar nos últimos anos do ENEM em toda a Rede e manter a taxa de 100% de aprovação das Provas de Proficiência de Cambridge. Saiba mais em: alfacembilingue.com.br.